Exagero no seu site: veja 10 exemplos

exagero

As pessoas odeiam o design do seu site? Elas saem rapidamente após entrar? Saiba que o motivo pode ser único e simples: exagero! Veja dez lugares onde você pode estar errando.

Exagero 1. Ortografia e Gramática

Revise todo o conteúdo. Então, peça a alguém que o revise. Não confie em verificadores ortográficos, pois uma palavra escrita pode ter um significado diferente quando falada (chamado homônimos – usar a palavra errada é o erro mais comum). Escrita desleixada perde respeito.

Exagero 2. Muito Flash

Clip art e animações parecem envolventes, mas se eles não servem a um propósito, eles distraem a mensagem. Mantenha uma aparência profissional. Além disso, alguns gráficos podem não ser exibidos corretamente em dispositivos móveis. Uma diferença entre sites bons e ruins é usar gráficos de maneira sensata.

Exagero 3. Muito técnico

A menos que seu público-alvo seja profissional do setor, não use explicações complicadas nem jargões técnicos. Pode parecer impressionante, mas vai afastar as pessoas que não entendem isso.

Exagero 4. Não funciona! 

Nada frustra os usuários – ou parece menos profissional – do que clicar em um botão ou link que não faz nada. Certifique-se de que tudo no seu site faz o que deve fazer. Verifique-os de vez em quando para ter certeza de que tudo funciona ou os sites aos quais você vinculou não desapareceram.

Exagero 5. Mau Informação

Não use informações de 1995 só porque soa bem e faz o seu ponto. Se você estiver usando estatísticas ou referências, verifique se elas estão atualizadas. Isso é especialmente verdadeiro para números de telefone e preços.

Não use informações de 1995 só porque soa bem e faz o seu ponto. Se você estiver usando estatísticas ou referências, verifique se elas estão atualizadas. Isso é especialmente verdadeiro para números de telefone e preços.

Exagero 6. Fontes extravagantes e coloridas

Sim, texto preto liso em um fundo branco pode parecer chato, mas você tem um site, não uma galeria de arte. A menos que seja de alguma forma apropriado, evite esquemas de cores brilhantes que são difíceis para os olhos. Isso inclui fontes sofisticadas – use fontes diferentes para títulos e subtítulos, mas mantenha as coisas consistentes. Você quer impressionar as pessoas com suas informações, não com suas fontes.

Exagero 7. Estrutura fraca

Torne a navegação no seu site simples e intuitiva. Não coloque suas páginas em diretórios com quatro ou cinco níveis de profundidade. Um bom design de website significa barras de menus e botões claramente visíveis, apropriadamente rotulados, para que o usuário possa navegar rapidamente para qualquer parte do seu site que tenha interesse.

Exagero 8. Intenções obscuras

Se o objetivo do seu site é fazer com que os usuários façam algo – compre um produto, envie um formulário, faça uma pesquisa, o que for – deixe claro o que você quer que ele faça. Uma diferença entre sites bons e ruins é que você não joga fora apenas algumas informações e alguns botões e espera que eles recebam a mensagem. Deixe claro o que eles devem fazer a seguir e forneça links claramente visíveis e claramente identificados para levá-los até lá.

Exagero 9. Pesquisa no site

Muitas páginas têm uma caixa de pesquisa. Certifique-se de que o seu funciona e funciona bem. Nada é pior do que frustrar os visitantes com buscas inúteis.

Exagero 10. Grandes blocos de texto

Se a informação não é legível, é inútil. Essas páginas de texto de 1.200 palavras fazem os visitantes sentirem que estão prestes a subir uma colina. Apure-o para fazer seus pontos, mas mantenha-o natural, informativo e envolvente.

Divida-o em frases mais curtas e parágrafos mais curtos com quebras de linha e subtítulos para ajudá-los a encontrar o que desejam. O mesmo vale para formulários – mantenha-os simples e não exija muitos campos obrigatórios ou informações pessoais.

Não deixe de ver nossos posts sobre Conteúdo, estão incríveis!

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Se você gostou do post que acabou de ler e fará dele útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para fazer o download de um e-book totalmente gratuito.

Acredito que assim como você leu e gostou do post, lerá também nosso livro :D

mock02.png

Deixe um comentário sobre o post

Outros posts para você ler

Curta a Sites Realiza

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência