Principais atualizações no algoritmo do Google e como isso afeta seu site

algoritmo do google

Conhecer as principais atualizações do Algoritmo do Google e como elas podem afetar seu website ajudará você a otimizar o conteúdo do seu site e oferecer a você a melhor chance de ser encontrado por seu público-alvo e conquistar novos clientes. Aqui está um guia para cada uma das principais atualizações dos últimos anos:

Google Panda Update

Em fevereiro de 2011, o Google criou uma atualização de algoritmo que causou estragos na Internet. Se você está envolvido com marketing on-line ou SEO , provavelmente já ouviu falar dessa nova mudança no fator de classificação.

Aqui está um resumo: foi criado para melhorar os resultados da pesquisa, aumentando a classificação de sites de maior qualidade e diminuindo a classificação de sites de baixa qualidade, principalmente através da determinação da qualidade do conteúdo. Posteriormente, o Google lançou 13 atualizações para “ajustar” o algoritmo Panda ao longo desse ano e em 2012, para ajustar os resultados.

Como isso afeta você: muitos sites com conteúdo duplicado, palavras-chave repetitivas ou publicidade pesada tiveram um impacto em seus rankings quando o Panda foi lançado, enquanto sites com conteúdo relevante e original tiveram um aumento em seus rankings.

Basicamente, o Google se empenhou em melhorar os resultados da pesquisa, desclassificando sites que não adicionavam positivamente a experiência do usuário.

Google Penguin Update

Em abril de 2012, o Google lançou uma atualização “anti-spam”, chamada Penguin. Com o objetivo de ajustar muitos fatores relacionados ao spam, a Penguin acertou os sites que compravam links ou os obtinham artificialmente por meio de redes de link, bots ou link farms.

Posteriormente, o Google lançou dezenas de “ajustes” na atualização, todos com a mesma intenção – penalizar sites com links de spam. Eventualmente, o Google suavizou suas penalidades por spam de link de black hat, mas as principais agências da Web ainda estão muito conscientes dos riscos envolvidos nos esquemas de links.

Posteriormente, o Google lançou dezenas de “ajustes” na atualização, todos com a mesma intenção – penalizar sites com links de spam. Eventualmente, o Google suavizou suas penalidades por spam de link de black hat, mas as principais agências da Web ainda estão muito conscientes dos riscos envolvidos nos esquemas de links.

Como isso afeta você: O Google tem penalidades severas por táticas de links que violam suas diretrizes para webmasters, e seu website pode ser removido do índice do Google totalmente por violar esses Termos de Serviço. Siga as diretrizes e prepare-se para o sucesso de SEO a longo prazo.

Google Hummingbird Update

O Google lançou a atualização do Hummingbird em 2013, que pretendia alavancar novos modelos de aprendizagem profunda para aumentar a precisão do algoritmo de pesquisa. O Google não estaria mais apenas procurando palavras-chave dentro da consulta, mas também examinaria o contexto.

O Google começou a usar sinais baseados em texto e entidade para determinar a qualidade e a relevância dos resultados de pesquisa retornados; basicamente, o Google queria responder à consulta, não apenas apontar um usuário para onde ele poderia obter a resposta.

Como isso afeta você: consultas longas (cinco ou mais palavras-chave) serão mais importantes. As empresas precisarão responder a mais perguntas por meio de perguntas frequentes abrangentes, postagens de perguntas e respostas, artigos sobre como fazer, perguntar aos especialistas, onde posso…, por quê… ou o que… entre outras.

Google Pigeon Update

Em meados de 2014, a atualização do Google Pigeon aumentou drasticamente as chances de as empresas locais se classificarem. Ao ajustar o algoritmo para identificar as sugestões locais do pesquisador, o algoritmo conseguiu recompensar empresas menores com uma chance de serem encontradas no topo dos resultados da pesquisa.

Como isso afeta você: é importante prestar atenção aos fatores de classificação que sinalizam a localização. A otimização para o Pacote Local, o Pacote de Mapas, o Google Meu Negócio e a NAP consistente são cruciais para o seu sucesso.

Google Quality Update

No início de 2015, entregou-nos a Quality Update, que trouxe um fluxo de conteúdo de qualidade para a linha de frente dos resultados da web. Ao ajustar o algoritmo para buscar e recompensar o conteúdo profundo e eliminar o conteúdo insuficiente, o Google recompensava sites que gastavam o tempo para recompensar seus usuários com conteúdo que correspondesse realmente às suas pesquisas.

A intenção do Google era garantir que o site exibido para uma consulta realmente correspondesse à intenção do usuário.

Como isso afeta você: se você tem muitas páginas de conteúdo “insuficiente” ou de baixa qualidade em seu site, o Google pode ignorá-las em favor de sites que têm muito conteúdo bem pensado e longo.

Google Mobile Update

O Google lançou várias atualizações centradas em dispositivos móveis nos últimos dois anos, incluindo a mais recente, a “Atualização de velocidade para dispositivos móveis”, em julho de 2018. As atualizações para dispositivos móveis são essenciais para a estratégia do Google em corresponder às consultas dos usuários com intenção.

Como a maioria das pesquisas começa em um dispositivo móvel, as intenções do Google, com suas muitas atualizações de algoritmo para dispositivos móveis, têm sido recompensar sites compatíveis com dispositivos móveis.

Como isso afeta você: é imperativo que você tenha um site pronto para dispositivos móveis. Os bots do Google estão configurados para rastrear versões móveis de websites, e se o seu não passar nos testes principais de sniff (tamanhos de fonte legíveis por dispositivos móveis, elementos espaçados para clicabilidade, legibilidade, velocidade de carregamento da imagem e da página), você pode classificar-se muito mal.

O algoritmo do Google não é brincadeira

Agora que você viu como o Google leva a sério o seu algoritmo, acredito que ficou bem claro da importância de ter um bom SEO que se enquadre dentro dos seus quesitos. Não se esquece de dar uma olhada nos nossos posts de SEO. Abração e até a próxima.

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