Saiba porque 56% das empresas negligenciam e não investem em SEO

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Em sua Pesquisa de Marketing Digital de 2018 , a Clutch (empresa americana) perguntou a 501 profissionais de marketing de empresas de vários tamanhos, em que canais de marketing eles estão gastando dinheiro neste ano. Apenas 44% dos profissionais de marketing pesquisados ​​disseram que sua empresa começou a investir em SEO.

Os resultados foram realmente surpreendentes: o SEO está em último lugar. Esse é o menor número da lista, mesmo abaixo do marketing de pesquisa paga (anúncios on-line), que ficou com 47%.

Top 6 canais de marketing digital

  1. Mídias Sociais – 81%
  2. Site – 78%
  3. E-mail – 69%
  4. Banners – 55%
  5. Aplicativo Móvel – 53%
  6. Conteúdo para marketing – 53%

Por que mais empresas não consideram investir em SEO?

O SEO tem sido a base forte das estratégias digitais há anos, e isso não está prestes a mudar. Então, como é possível que mais da metade das empresas pesquisadas não esteja investindo em SEO?

A resposta mais provável para essa pergunta: gratificação instantânea . Tudo o mais na lista é mais tangível. Você pode ver claramente o trabalho que está sendo realizado, e você vê os números refletidos em seus visitantes e seus leads quase instantaneamente com a maioria das outras táticas na lista. 

Eles são facilmente mensuráveis ​​e instantaneamente óbvios que o trabalho está sendo feito.

Aviso: Não renuncie SEO apenas porque leva tempo!

Embora o cultivo de ótimos rankings leve tempo, ele (SEO) ainda deve ser a base de qualquer campanha de marketing digital. Pense nisso: você investe em SEO agora e, no futuro, recebe mais visitas ao seu website que resultam em leads mais qualificados e não precisa pagar por clique para obtê-los.

Contudo, lembre-se que SEO não é tudo, é só o começo

Talvez você, leitor, esteja convencido dos benefícios do SEO, mas, como as empresas da pesquisa da Clutch, suas táticas de marketing estão focadas em outros lugares.

Nós definitivamente não estamos dizendo que qualquer uma das táticas que superaram SEO na pesquisa não é importante. Na verdade, dependendo do público da sua empresa e dos seus objetivos, pode até fazer sentido usar essa tática em primeiro lugar.

No entanto, a execução de SEO ao lado de uma ou várias dessas táticas é altamente recomendada pela maioria dos especialistas em marketing digital.

Às vezes, é realmente difícil convencer as pessoas certas de que o SEO é um investimento necessário. É muito mais difícil entender como exatamente isso funciona em comparação com, digamos, marketing de mídia social ou email marketing.

Conclusão

De acordo com a pesquisa da Clutch, a principal razão pela qual as empresas investem em marketing digital é aumentar suas vendas e receita. O segundo maior objetivo de marketing em 2018 foi melhorar o reconhecimento da marca, seguido pela conversão de leads.

Então, mesmo que 56% das empresas negligenciaram o SEO, elas não o fizeram com o marketing digital, lembre-se que existem diversas formas de crescer na internet, mas considere primeiramente investir em SEO. Clique aqui e acesse todos os nossos artigos sobre SEO.

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