5 etapas essenciais para a criação de uma estratégia abrangente de marketing digital

estratégia de marketing digital

Não importa se você está apenas começando ou se está no mercado há muitos anos, nunca é uma má hora para pensar sobre sua estratégia de marketing digital. 

Se você precisar criar para seu novo negócio, serviço ou produto, ou avaliar e atualizar sua estratégia existente, há cinco etapas que você pode seguir para garantir a criação da melhor e mais abrangente estratégia possível.

1. Defina seu público.

A melhor maneira de começar com qualquer estratégia de marketing digital é pensar no seu público. Afinal, se você não sabe para quem está fazendo marketing, como pode comercializá-los com eficiência?

Este é um erro comum cometido por qualquer pessoa nova no marketing: você apenas pensa em alcançar “pessoas”, e não em pessoas específicas. É hora de pensar criticamente e definir seu público antes de tentar alcançá-lo.

Tente se fazer essas perguntas ao definir seu público:

  • Quais informações demográficas tenho sobre o meu público? Idade, localização, sexo etc.;
  • Quais são alguns exemplos de cargos que meu público detém?
  • Com o que meu público se importa diariamente?
  • Qual é o seu suporte econômico?

Para mais detalhes veja o post completo sobre público-alvo.

2. Faça uma lista dos melhores lugares para alcançá-los.

Pense em um dia normal para alguém no seu público. Se você descobriu que vários tipos de público-alvo são bem diferentes durante a pergunta 1, faça isso para cada um deles.

O que eles estão fazendo quando acordam? Como é o trajeto deles e o que estão fazendo durante o trajeto? O que eles estão mais propensos a fazer quando chegam em casa e antes de dormir?

Escreva um cenário e observe todas as oportunidades de marketing digital que você está criando. Esta pessoa ouve a rádio ou podcasts? Pesquisa on-line antes de tomar decisões? Usa mídias sociais? Se sim, quais redes? Ela assiste vídeos do YouTube?

3. Brainstorm: quais são os pontos problemáticos deles e como você pode lidar com eles?

Isso parece simples, mas você pode ir mais a fundo com isso do que imagina. Pense além do óbvio de por que eles precisam de seu produto ou serviço e reflitam sobre o que mais você pode oferecer, como respostas a perguntas que eles têm. Lance uma rede larga nesta etapa!

Agora, ao lado de cada ponto de dor, observe como você pode resolvê-lo. Use o que você descobriu no segundo passo sobre onde você pode alcançar seu público. Por exemplo, você pode:

  • fornecer-lhes o seu produto ou serviço;
  • responda às suas perguntas no seu blog;
  • faça vídeos que mostram como fazer algo;
  • criar um guia para download;
  • compartilhar algo na mídia social;
  • explicar algo novo em e-mails semanais;

4. Junte tudo. Qual estratégia de marketing digital você identificou em sua pesquisa?

Certo, então você pensou em seu público, o que eles fazem on-line e como você pode alcançá-los para lidar com seus pontos problemáticos. Agora é hora de reunir tudo isso para determinar quais partes de uma estratégia de marketing digital você deve empregar para melhor alcançar seu público.

Aqui estão algumas questões para pensar como táticas de marketing digital para ajudar:

  • O meu público pesquisa online antes de comprar? (SEO e PPC)
  • Meu público está gastando tempo nas mídias sociais? (Social Media Marketing e Social Media Ads)
  • Meu público está indo para o YouTube quando eles precisam de respostas? (Produção de vídeo)
  • Meu público passa muito tempo no YouTube, em geral? (Anúncios em vídeo)
  • Posso responder a perguntas que meu público está procurando por respostas com meu conteúdo? (Estratégia de Conteúdo)
  • Faz sentido manter contato com meu público semanal ou mensalmente? (Marketing de email)

5. Priorizar e Planejar

É fácil olhar para a lista na etapa anterior e dizer “sim” para todas essas perguntas. No entanto, é provável que alguma coisa se sobressaia como sendo o mais importante para o seu público neste momento. Avalie seu orçamento, determine com quantas coisas você pode começar e vá a partir daí.

Veja um exemplo de estratégia de marketing digital nesse outro post.

Pronto para mais artigos sobre sobre Marketing Digital? Dê uma olhada aqui.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Se você gostou do post que acabou de ler e fará dele útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para fazer o download de um e-book totalmente gratuito.

Acredito que assim como você leu e gostou do post, lerá também nosso livro :D

mock02.png

Deixe um comentário sobre o post

Outros posts para você ler

Curta a Sites Realiza

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência