Veja um exemplo de marketing digital, esperamos que todos os seus medos vão embora e que você comece a colocar em prática algo próximo ao exemplo. Se você não leu o post sobre as 5 etapas para a criação de uma estratégia de marketing digital, não perca tempo e leia agora.
Exemplo de marketing digital
Brainstorming de audiência
Digamos que você seja uma empresa de sistemas de segurança para proprietários residenciais. Mais da metade de suas chamadas vêm de mulheres, então, neste caso, seu público é proprietário de casa. Aqueles que usam seus serviços são geralmente mães mais jovens e de meia-idade, querendo proteger suas famílias.
Então, vamos chamar essa pessoa de Melissa. Melissa, 32 anos, tem uma criança de 3 anos e um bebê de 4 meses de idade, e ela e o marido acabaram de se mudar para uma casa mais espaçosa. Ela está pensando em colocar um sistema de segurança para proteger sua família.

De manhã, ela entra no carro para levar sua filha de 3 anos para a pré-escola e sua filha de 4 meses para a creche antes de entrar no trabalho como profissional de marketing. Depois de deixar as crianças, ela escuta seu podcast favorito.
Já no trabalho, ela se concentra em seu trabalho, mas verifica seu e–mail pessoal na hora do almoço e pouco antes de sair para o dia. À noite, depois que seus filhos vão para a cama, ela verifica suas mídias sociais para ver o que está acontecendo com seus amigos e outros que ela segue.
Depois disso, ela faz uma pequena pesquisa on-line pelo Google para obter algumas informações sobre os sistemas de segurança para determinar o que é certo para sua casa.
Pontos de dor
Seguindo com nosso exemplo de marketing digital, nos deparramos com os pontos de dor.
Melissa não tem certeza se ela quer um sistema de segurança que seja mais básico ou totalmente profissional. Ela também não tem certeza de quanto custam, então está pesquisando preços.
Ela também quer ver quais empresas em sua área têm as melhores críticas, para que ela possa escolher uma empresa respeitável. Principalmente, ela só quer ter certeza de encontrar um ótimo serviço que funcione bem para proteger sua família.
Como chegar a Melissa
Talvez seja nessa parte que você trave, nesse exemplo de marketing digital vamos ver as melhores maneiras de chegar até a Melissa.
Para alcançar um cliente como a Melissa, você gostaria de ter uma campanha de SEO configurada para aparecer nas pesquisas do Google por sistemas de segurança em sua área. Se estiver em seu orçamento, uma campanha de PPC (pague por clique) seria ótima, pois garantiria a você um lugar entre os melhores resultados.
Como ela verifica seus feeds de mídia social diariamente, ter uma presença na mídia social também seria uma ótima maneira de ficar na frente dela. Você pode até fazer publicidade de mídia social que segmente proprietários e mães da idade dela para chamar sua atenção com um anúncio no lugar certo e na hora certa.
Ela também verifica o e-mail diariamente e ouve os podcasts – mais duas oportunidades para alcançá-la, embora talvez não seja o mais importante do grupo neste caso. Também está claro que você precisa de ótimas críticas , de modo que ela não o interrompa durante sua pesquisa para uma empresa cujas resenhas são muito melhores.
Esse exemplo de marketing digital te ajudou? Espero que sim! Boa sorte e até mais.