Lista de verificação de SEO para pré-lançamento do site

verificação de seo

“Se você falha em planejar, está planejando falhar” (Benjamin Franklin)

Agora, você pode estar pensando: “Eu estou no meio de um redesign completo do site, eu já não tenho o suficiente para me preocupar?” Sim, mas se você quiser que esse novo site lindo seja visto na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, você precisará de um plano e fazer a verificação de SEO.

Para ajudá-lo a navegar pela sua nova jornada de lançamento do site, aqui está uma lista de itens importantes que você deve fazer para começar a funcionar no lançamento.

Conheça suas palavras-chave alvo e crie um roteiro

Essa é uma etapa fundamental da verificação de SEO. A pesquisa de palavras-chave pode não ser tão fascinante e atraente quanto escolher um novo design, logotipo ou estilo, mas isso deve ser feito. A pesquisa de palavras-chave é uma parte essencial da renovação de um site, especialmente se você está passando por uma nova marca ou lançando um novo serviço.

Para realizar sua pesquisa, use ferramentas como o SEMRush ou o Keyword Planner do Google para descobrir o volume de pesquisa de palavras-chave e decidir em quais delas você estará trabalhando.

O objetivo da pesquisa de palavras-chave é estabelecer e informar o conteúdo que será adicionado ao seu site . Use sua pesquisa para criar um roteiro que funcionará como um guia para criar novo conteúdo ou atualizar seu conteúdo existente anteriormente.

Para criar esse roteiro, coloque cada página em seu site e decida em quais palavras-chave eles serão enfocados. Isso ajudará você a estabelecer e otimizar seus títulos, cabeçalhos, texto alternativo e conteúdo na página. Veja o post completo sobre palavras-chave.

Analise o conteúdo do site existente

Observe seu conteúdo existente em seu website e decida qual conteúdo precisa ser migrado para o novo site em seu estado atual, que conteúdo deve ser modificado, que pode ser adicionado posteriormente e o que você pode remover.

A maneira de começar esse processo é analisar suas principais páginas de destino orgânicas dos últimos anos. Observe esse conteúdo e estabeleça um limite de exibição de página que funcione para sua empresa (100 visualizações ou até dezenas de milhares). Lembre-se, essa é uma verificação de SEO importante e você não deve deixá-la de lado.

As páginas acima do limite podem ser mantidas como estão, enquanto as páginas abaixo do seu limite devem ser atualizadas, redirecionadas ou removidas. As páginas que estão estreitamente acima devem ser examinadas caso a caso para serem reutilizadas ou atualizadas. Dê uma olhada em nossos posts sobre Conteúdo.

Iniciar uma estratégia de redirecionamento 301

Agora que você sabe qual conteúdo está hospedado, o que está sendo redirecionado e o que está sendo removido, é essencial estabelecer uma estratégia de redirecionamento para os URLs que estão sendo alterados ou removidos. Faça essa verificação de SEO para não ser sobrecarregado com páginas de erro 404.

Você faz isso rastreando seu site existente e catalogando todas as páginas atuais e, em seguida, determinando para onde vai redirecionar essas páginas. Não há como contornar o fato de que este é um processo muito tedioso. A melhor forma de catalogar isso é criar um documento do Excel com a primeira coluna como o URL antigo e o novo URL na segunda coluna.

Como esse processo é muito entediante, recomendamos que você revise a planilha antes de implementá-la, para garantir que nada seja perdido.

Configure os títulos e metadados da sua página

Depois que você souber quais páginas estão hospedadas e configurar seus redirecionamentos, comece a otimizar o conteúdo. Comece com seus títulos de página e meta descrições.

Determine seus títulos e meta observando seu roteiro de palavras-chave, prioridades de negócios e rankings de páginas existentes. Para o seu título, como regra geral, recomendamos colocar a palavra-chave alvo em primeiro lugar, por exemplo, “Agência de Marketing Digital | Prosperar”

Embora as meta descrições não sejam tão importantes para os mecanismos de pesquisa, elas ainda desempenham um papel-chave nas taxas de cliques! Seu foco é persuadir o pesquisador a clicar enquanto mantém a precisão para que as expectativas sejam atendidas.

Otimização na página

Percorra todas as páginas antes do lançamento e verifique se todos os seguintes elementos estão otimizados:

  • Cabeçalhos: inclua suas palavras-chave segmentadas nas h1 e h2 quando aplicável
  • Texto alternativo em imagens – O texto ALT deve descrever a imagem, ser útil, exclusivo e incluir a palavra-chave alvo quando aplicável.
  • Tags Open Graph – Estas são importantes para o compartilhamento de mídia social, para que elas melhorem sua presença e visibilidade social.

Verifique seus bots

Certifique-se de ter suas tags noindex / noflollow / disallow definidas para garantir que os mecanismos de pesquisa não sejam conteúdo de índice que você não deseja ver.

Crie um Sitemap XML

Sem essa verificação de SEO, você pode condenar seu site ao fracasso. Antes de lançar seu site, recrie seu sitemap XML e coloque-o no seu arquivo robots.txt. Isso permitirá que os rastreadores de mecanismos de pesquisa saibam qual conteúdo e páginas eles devem visitar primeiro e ajuda a criar a hierarquia do seu site.

Visite o Google para um guia passo a passo para aprender a criar seu sitemap.

Certifique-se de que sua experiência com o usuário será positiva

A última coisa que você quer fazer depois de gastar todo esse dinheiro em um novo site é garantir que ele seja seguro (HTTPS), tenha tempos de carregamento rápidos e seja compatível com dispositivos móveis.

No caso de você precisar de qualquer motivação extra, todos esses são ou serão em breve fatores de classificação do Google. Certifique-se de que sua experiência com o usuário esteja perfeita.

Cuidado com o conteúdo duplicado

Verifique o Search Console em Search Appearance> HTML Improvements para identificar conteúdo duplicado, títulos e outras melhorias. Você também pode usar uma ferramenta como o Siteliner para verificar se há conteúdo duplicado em seu site.

Configure o seu Google Search Console e o Google Analytics

Certifique-se de ter conectado esses dois produtos do Google a seu novo website, pois eles fornecerão insights importantes sobre seu ROI. Por exemplo, se você vir uma alta taxa de rejeição no Google Analytics após o lançamento, poderá ter alguns problemas importantes com os quais lidar.

O Search Console ajudará você a ver quais palavras-chave direcionam o tráfego para seu website, monitoram a integridade geral do site e alertam você sobre quaisquer problemas com seu site.

Sua lista de verificação de SEO pré-lançamento do seu site

Para resumir as coisas, aqui está tudo o que acabamos de mencionar que você precisa fazer, em uma lista acessível:

  1. Pesquisa de palavras-chave: crie um roteiro de palavras-chave para o novo site;
  2. Revisão / análise de conteúdo: determine o que deve ficar, ser reaproveitado ou eliminado;
  3. Redirecionamentos 301: configurar uma planilha de redirecionamentos a serem implementados no lançamento;
  4. Títulos de páginas e descrições meta: obtenha essas configurações;
  5. Otimização no local: otimize cabeçalhos, imagens, configurações de compartilhamento social;
  6. Verificação de bots: verifique se você está bloqueando as páginas apropriadas da indexação;
  7. Sitemap XML: crie e envie um no Google Search Console;
  8. Experiência do usuário: verifique se o site é carregado rapidamente, é seguro e funciona bem;
  9. Conteúdo duplicado: verifique se há algum em seu site;
  10. Google Search Console e Analytics: obtenha estas duas ferramentas indispensáveis ​​configuradas!
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