5 maneiras inovadoras de encontrar ótimas ideias de conteúdo para seu blog

ideias de conteúdo

Para obter novas ideias de conteúdo é preciso de trabalho. Adote uma abordagem ativa para criar tópicos, em vez de apenas esperar que eles apareçam.

Chegar com ótimas ideias de conteúdo pode às vezes parecer uma fórmula científica secreta. Uma ideia verdadeiramente boa é difícil de formular, enquanto ideias medíocres ou simplesmente ruins são um centavo a dúzia.

Há muitas maneiras, no entanto, de inspirar e separar o bem do mal.

Se você está lutando para encontrar novos conteúdos ou ideias de blogs, você está prestes a aprender algumas maneiras sólidas de estimular a inspiração e gerá-las, mesmo quando sua mente está em um espaço em branco.

Como descobrir novas ideias de conteúdo para o blog: 5 métodos testados e verdadeiros

O segredo para obter novas ideias de conteúdo é fazer um pouco de trabalho. Adote uma abordagem ativa para criar tópicos, em vez de apenas esperar que eles apareçam em seu cérebro.

1. Reúna e acompanhe as perguntas e comentários do cliente

Uma ótima fonte para gerar ideias de conteúdo é sua base de clientes, bem como seus clientes em potencial. Afinal, seu conteúdo é para eles! Descubra o que eles querem ver, ouvir ou ler e dê a eles ótimos resultados.

Como você descobre essa informação? Faça uma pequena escavação. Preste atenção às perguntas que surgem novamente nos comentários do blog, nas redes sociais, na linha telefônica e por email. Anote os mais populares e envie-os com as postagens do blog. Use seu blog para responder às perguntas de seus clientes.

2. Verifique os sites de perguntas e respostas e ouça o Chatter

Além das perguntas e comentários dos clientes, eleve sua rede um pouco mais com algumas pesquisas on-line.

Como? Veja o que as pessoas estão dizendo em geral sobre o assunto ou tópico e verifique os sites de perguntas e respostas. Procure seu assunto no Quora ou no Reddit e navegue pelas discussões para ver o que as pessoas estão falando ou querem saber.

Melhor ainda: se você encontrar um tópico Quora ou Reddit (ou outro site social) que não tenha uma resposta definitiva, você pode escrever sobre ele, responder à pergunta com seu conhecimento especializado e fornecer um link para uma postagem de blog no seu site.

3. Veja o que sua competição está fazendo

A inspiração pode facilmente vir da sua concorrência se eles estiverem fazendo um bom trabalho com seu conteúdo. Veja o que está funcionando para eles, incluindo o tipo de conteúdo que eles estão compartilhando. Em seguida, descubra como você pode traduzir isso para que funcione para sua marca.

Moz recomenda não tentar aumentar os esforços da sua concorrência. Você não deve tentar fazer a mesma coisa, mas é melhor – isso não é original. A inspiração é uma coisa, mas a imitação ou cópia é outra.

Por exemplo, talvez o blog do concorrente esteja ganhando um aviso porque está escrito com personalidade. Veja os seus próprios blogs em comparação: o tom é insípido ou chato em contraste? Seu assunto é chato?

Se for, você pode tentar melhorar sua escrita e infundi-la com sua personalidade, quer isso signifique contar piadas ou ser contundente e impactante com seus pontos. Não copie o tom do outro se não for o seu estilo. Encontre sua própria voz e use-a.

4. Verifique as Sugestões da Caixa de Pesquisa do Google e as Pesquisas Relacionadas

O Google é um lugar perfeito para reunir inspiração e não lhe custará nada além de alguns minutos. Na verdade, é tão fácil quanto abrir o mecanismo de pesquisa e usar a caixa de pesquisa.

Quando você terminar de digitar uma frase na caixa de pesquisa (mas antes de clicar em “pesquisar”), você verá uma lista de frases relacionadas em baixo. Por exemplo, digite “dicas de acampamento” e outros tópicos aparecerão abaixo, como “dicas e truques de campismo”, “dicas de acampamento e hacks” e “dicas de acampamento para a chuva”.

Você pode usar tudo isso como ideias de blog. Da mesma forma, quando você digita na sua pesquisa, você pode pressionar “enter” e ir até o final da página. Lá você encontrará uma seção chamada Pesquisas relacionadas, e isso levará você a mais ideias de blogs incríveis.

Por exemplo, quando você pesquisa a palavra-chave “dicas de camping”, pode rolar até o final e encontrar as pesquisas relacionadas: “barracas de acampamento”, “dicas de acampamento para iniciantes”, “como fazer barraca de camping confortável” e “ideia para acampar em família”. Este é um local de ideias para você pegar rapidamente e facilmente, então aproveite.

5. Use ferramentas comprovadas para descoberta de palavras-chave / tópicos e ideias de conteúdo

Se você ainda está preso e não pode apresentar novas idéias, por sorte, existem muitas ferramentas boas à sua disposição para ajudar.

Uma ferramenta como o BuzzSumo pode ser uma máquina geradora de ideias se você souber como usá-la. Embora seja um serviço pago, você não precisa obter uma conta paga para ver alguns dados.

Veja como: Vá para o BuzzSumo.com e digite seu assunto na caixa de pesquisa principal. Essa ferramenta gratuita mostrará o conteúdo mais compartilhado para esse tópico / palavra-chave. Você pode até filtrar os resultados para ver o conteúdo mais popular publicado nas últimas 24 horas, na última semana, no último mês e muito mais.

Esses resultados fornecem muitas informações úteis. Aqui está apenas uma amostra do que você pode aprender:

  • Veja quais sub-tópicos foram populares no último mês com base nas manchetes dos blogs;
  • Siga o link para o resultado principal e confira quais tópicos relacionados eles estão postando sobre;
  • Veja quem está vinculando ao conteúdo popular de seu tópico e veja o que ele está escrevendo sobre;
  • Veja onde essas postagens estão sendo compartilhadas mais (ou seja, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.)

São muitas informações que ajudarão você a gerar suas próprias ideias. Aproveite e veja onde você fica.

Conclusão

Às vezes, boas idéias não estão apenas sentadas em sua mente, maduras e prontas para arrancar como maçãs em uma árvore.

Em vez disso, você tem que trabalhar para nutrir e cultivar boas idéias. Todas as pesquisas descritas acima são ótimas etapas nessa direção. Comece a cavar, comece a reunir e, em breve, você criará uma lista de novas ideias ou pontos de partida para seu próprio conteúdo.

Dê uma olhada em nossos post sobre Conteúdo, e avança de vez no desenvolvimento do seu blog.

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