SEO vs PPC: Comparando as duas estratégias de marketing

seo vs ppc

Uma das perguntas frequentemente feitas por pessoas que querem investir em marketing digital é: qual o vencedor na disputa SEO vs PPC?

Essa é uma ótima pergunta, e importante para se pensar antes de investir em marketing na internet! Você pode pensar que já sabe qual deles você precisa, mas fazer mais pesquisas nunca é uma coisa ruim. Então, parabéns por estar aqui, lendo este artigo!

Antes de analisarmos como tomar essa decisão, vamos ver exatamente o que são SEO e PPC e o que eles envolvem.

SEO: Um olhar a longo prazo

Search Engine Optimization (SEO) é, em sua essência, um conjunto de táticas que são usadas para trazer o seu site ainda mais nos rankings do Search Engine. Essas táticas incluem:

  • Realizando pesquisa de palavras-chave para descobrir possibilidades de classificação;
  • Trabalhar com o seu conteúdo na página para integrar mais palavras-chave;
  • Atualizando a velocidade e a estrutura do seu site para torná-lo o mais rápido possível e o mais eficiente possível para mecanismos de pesquisa;
  • Adicionando mais conteúdo que se alinha com suas palavras-chave e tópicos;
  • Criar links de alta qualidade para o seu site para informar aos mecanismos de pesquisa que seu site é confiável.

Investir em SEO é uma ótima maneira de garantir um futuro forte para o seu site e seu marketing. Embora leve algum tempo para ver os resultados de uma campanha de SEO, pode fazer a diferença entre um número baixo de leads e um grande número após alguns meses na estrada. Dê uma olhada em todos os artigos sobre SEO aqui.

PPC: Um rápido olhar sobre as possibilidades

Quando você ouve “Pagamento por clique”, provavelmente pensa nos anúncios na parte superior das listagens do Google. Esse é o ponto clássico de pagamento por clique nos resultados de pesquisa do Google.

Esses anúncios percorreram um longo caminho nos últimos anos e agora incluem sinos e apitos, como botões de números de telefone clicáveis, links extras, endereços e muito mais.

Existem outras opções de anúncios PPC que você também deve conhecer. Além dos anúncios tradicionais que você vê no Google, há várias outras opções de anúncio. Se você é um provedor de serviços domésticos, por exemplo, existem anúncios especiais apenas para você chamados anúncios de serviços locais.

Outra opção seria exibir anúncios, que podem ser configurados para aparecer em toda uma rede de sites, em vez de apenas nos resultados de pesquisa do Google. Assim, seus anúncios podem aparecer em sites relevantes para seu setor e você pode usar imagens e anúncios mais interessantes.

A execução do PPC permite ver os resultados assim que você começa a financiar seus anúncios. Também é muito escalável – precisa de mais leads? Gaste mais com seus anúncios para receber mais cliques.

Veja como decidir sobre SEO, PPC, ou ambos

Esta ainda é uma questão complicada, mesmo com todo o conhecimento do mundo sobre esses dois tipos de marketing na web. Aqui estão alguns passos que você pode tomar para identificar o que pode ser melhor para sua campanha neste momento.

Primeiro passo: identifique o objetivo principal da sua campanha

Isso parece simples, mas eu quero que você leve algum tempo e aprimore um objetivo ultra-focado. Quanto mais focado você conseguir, melhor. Aqui estão alguns ótimos passos para se concentrar em seu objetivo:

  1. O que eu quero de uma campanha de marketing? Faça uma lista de itens.
  2. Quais itens da lista eu preciso antes de conseguir alguns dos outros? Reduza para 2 ou 3 dos itens mais importantes.
  3. Você vê algum ponto em comum entre os itens restantes? Você pode classificá-los como reconhecimento da marca, mais leads, mais visitas ao website, mais vendas ou algo semelhante?
  4. De que você destilou, pegue seu um ou dois objetivos principais.
  5. Adicione números, se puder. Por exemplo, você precisa de vendas para aumentar em certa porcentagem? Você tem um número definido de reservas que deseja agendar por mês?

Segundo Passo: identifique seu período de tempo

Este é muito direto: pegue sua meta de campanha e decida sobre um prazo. Este é um objetivo trimestral? Ou talvez você esteja apenas lançando algo novo e precise de resultados o mais rápido possível? Talvez seja algo que você só espera conseguir dentro de um ano? Seja específico.

Terceiro Passo: Compare os Benefícios do SEO vs PPC

As principais diferenças entre PPC e SEO são a quantidade de tempo que leva para ver os resultados e a longevidade desses resultados. Uma campanha de PPC lhe dará resultados instantâneos, enquanto o SEO demorará pelo menos dois meses para começar a enviar um número maior de visitantes ao seu site.

No entanto, o trabalho colocado em SEO continuará a beneficiar o seu site após a conclusão do trabalho, enquanto os benefícios do PPC serão interrompidos assim que você deixar de pagar pelos anúncios.

Quarto Passo: junte uma estratégia que atenda aos seus objetivos

Como você pode ver no infográfico acima, o momento do seu objetivo será uma consideração importante ao fazer uma campanha de PPC ou SEO. Se você precisar de resultados imediatos, a publicidade Pay-Per-Click é uma ótima maneira de chegar lá.

No entanto, uma campanha de SEO pode ser menos dispendiosa a longo prazo e atrair leads naturalmente, para que você não fique em um riacho se interromper seus anúncios.

Para muitas campanhas, executar PPC e SEO ao mesmo tempo é uma ótima solução. Você inicia sua campanha pagando por cliques enquanto trabalha em segundo plano para aumentar suas visitas orgânicas no futuro. À medida que suas visitas orgânicas aumentam, você pode diminuir seus gastos com anúncios.

Um Plano Mestre de Ataque: Como Executar o PPC e o SEO ao Mesmo Tempo

Na disputa SEO vs PPC não necessariamente tem que haver um vencedor. Se você tem fundos para fazer isso, eu recomendo executar uma campanha de PPC (mesmo que seja pouca coisa) para gerar alguns cliques e leads enquanto você está começando sua campanha de SEO.

As campanhas de SEO podem começar devagar, mas elas têm a propensão de decolar depois de vários meses de trabalho de qualidade. Campanhas PPC, por outro lado, podem decolar agora , dando-lhe aumento de leads ou vendas, enquanto você trabalha em seu SEO.

Dependendo do seu orçamento, do seu público-alvo e da competitividade do seu setor, você pode reunir uma combinação de serviços de SEO e PPC que funcionarão para você agora e mais tarde.

Basta marcar o seu investimento em publicidade PPC à medida que começa a ver os resultados do SEO – a menos que esteja a funcionar tão bem que apenas pretende manter os dois!

Resumindo o resultado da batalha SEO vs PPC

SEO vs PPC em uma maratona: SEO vence, pois entrega resultados à longo prazo.

SEO vs PPC nos 100 metros rasos: PPC vence com muita sobra, entrega resultados imediatos.

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