Como aproveitar o poder dos depoimentos e avaliações dos clientes

depoimentos

Muito elogiados e cobiçados são os depoimentos de clientes e análises de produtos.

Eles são a versão moderna do boca-a-boca. Eles são os endossos “vizinhos” que as pessoas tendem a confiar sobre as reivindicações da empresa.

Na linguagem profissional, gostamos de chamar isso de “prova social”. Isso é evidência de pessoas comuns – pessoas como nós – que compraram um produto ou serviço, experimentaram e deram sua opinião sobre isso para o benefício de outros.

É como um fenômeno psicológico que faz com que as pessoas tendam a se conformar às ações dos outros. Por quê? Porque eles acreditam que essas ações são as corretas.

Basicamente, as pessoas que lêem análises de produtos e depoimentos e tendem a acreditar nelas. Em média, sete em cada dez pessoas baseiam suas compras nessa forma de prova social.

Como você pode ver, a prova social é incrivelmente valiosa para as empresas.

Mas como você o usa para o seu negócio?

Como aproveitar o poder da prova social em seu desenvolvimento de conteúdo

A prova social pode lhe dar uma vantagem sobre a concorrência. Recolha-o e ofereça-o em seu conteúdo.

Acompanhe os clientes logo após a transação comercial deles para solicitar um depoimento. Este é o momento certo, porque a sua experiência com você ainda estará em suas mentes, maduro e fresco para a colheita.

Ou, se você tiver clientes fiéis que desenvolveram um bom relacionamento com você, poderá coletar feedback dessas pessoas importantes. Em vez de pedir diretamente, use perguntas estratégicas para obter respostas informativas sobre seus produtos / serviços, não apenas uma recomendação.

Tente fazer perguntas diretas, como quanto dinheiro sua empresa economizou para o cliente, quanto tempo seus serviços / produtos economizaram ou sobre o maior benefício que tiveram ao usar sua empresa.

Incluir prova social em seu conteúdo

Depois de coletar a prova social, você pode incluí-la em seu conteúdo de maneiras inteligentes.

  • Em páginas de sites para seus produtos / serviços – Qual o melhor lugar para a prova social do que nas páginas em que você está vendendo seus produtos / serviços? Afinal, os clientes ouvem outros clientes. Coloque feedback positivo relevante nos pontos certos para fazer o seu caso (você quer que o visitante do seu site se torne um cliente) e acumule essas conversões.
  • Em seu blog – Seu blog oferece outra oportunidade de utilizar a prova social. Coloque sua prova em sua barra lateral para que os visitantes notem recomendações brilhantes para você – isso evitará que ela se torne intrusiva também.
  • Em estudos de caso – Depoimentos adicionam evidências convincentes que ajudam a apoiar as afirmações e conclusões do seu estudo de caso. Além disso, eles adicionam esse elemento humano que tornará os dados mais interessantes de serem lidos.
  • Em postagens de mídia social – Crie postagens de mídia social usando sua prova social. Por exemplo, poste um trecho de um depoimento que diga algo intrigante sobre um de seus produtos ou serviços.
  • Recolhidos em seu site – Se você tiver clientes suficientes, poderá coletá-los em um só lugar em seu site. Direcione os visitantes para esta página específica de depoimentos.
  • Próximo das CTAs – Você pode tornar sua frase de chamariz muito mais tentadora se incluir uma cotação de um cliente satisfeito depois de fazer a apresentação. Lembre-se de mantê-lo relevante para o que você está vendendo no seu CTA.

Agora que você sabe como coletar e usar estrategicamente os comentários dos clientes, saiba como torná-los o mais atraentes possível. Isso inclui fazê-los parecer mais confiáveis. Para ver mais posts sobre Conteúdo clique aqui.

Como tornar os depoimentos mais autênticos e convincentes

Você pode definitivamente tornar suas críticas de clientes mais atraentes. Você pode fazer isso adicionando elementos humanos que persuadem pessoas em níveis subconscientes.

Antes de mergulharmos, lembre-se: nem todas as críticas de clientes são criadas igualmente. Não se sinta pressionado a citá-las diretamente, especialmente se tiverem erros ortográficos ou gramaticais. Vá em frente e edite suas palavras se precisar, ou parafraseie-as para chegar ao ponto de elogiar o seu negócio.

Então, use essas outras estratégias para realmente tornar um depoimento digno de nota:

1. Adicionar fotos do cliente

Adicionar fotos de clientes ao lado de suas resenhas – literalmente colocando um rosto amigável em um nome – pode ajudar suas palavras a parecerem mais autênticas e verdadeiras. Você pode se sentir indignado com o fato de os compradores duvidarem da confiabilidade do feedback que você apresenta, mas é apenas um fato. Você e o comprador estão afastados um do outro que não existem em uma loja física.

No entanto, fornecer um rosto com a revisão, e imediatamente parece mais credível. É quase reconfortante, de certa forma, e sente-se muito mais perto de conversar cara a cara com alguém e obter sua opinião.

2. Conte uma história

Lembre-se sempre de que seu público é humano e que os humanos adoram histórias. Nós temos dito a eles uns aos outros por milhares de anos por uma razão – primeiro através da fala, depois através de imagens, depois através da escrita.

Somos naturalmente atraídos para eles porque eles fornecem significado e criação de sentido em um mundo que muitas vezes não contém nenhum dos dois.

Para tornar o feedback dos seus clientes mais atraente e relacionável, conte-o em forma de história.

Descreva um problema do cliente, continue com a forma como ele procurou ajuda e termine com o final feliz – como você resolveu o dilema inicial e ambos acabaram satisfeitos. Polvilhe as cotações dos clientes e as estatísticas relevantes, conforme necessário, para apoiar o seu conto.

3. Use números e estatísticas

Junto com as histórias, nós humanos amamos ouvir sobre resultados precisos.

Números exatos e porcentagens nos ajudam a fazer julgamentos claros sobre o valor – pelo menos em nossas próprias mentes.

Se formos apresentados a um número específico, percebemos que muitos cálculos e pesquisas devem ter sido feitos com esse número. Portanto, é mais provável que confiemos e acreditemos nele. Use esse viés para sua vantagem e inclua estatísticas precisas nas histórias de seus clientes.

Existem muitos outros vieses cognitivos que nos influenciam quando tomamos decisões. Por exemplo, o viés de ancoragem é quando damos muito peso à primeira informação que ouvimos sobre uma situação. O viés de apoio à escolha é quando nos sentimos positivos em relação às nossas escolhas, não importa o quanto elas se tornem imperfeitas.

Como está a sua seção de depoimentos? Espero ter lhe ajudado com esse post. Até mais!

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