5 dicas de como fazer pesquisa de palavras-chave de forma eficaz

pesquisa de palavras-chave

Você está cansado de lutar com táticas de pesquisa de palavras-chave improdutivas? Você quer aprender métodos de SEO que funcionam de uma vez por todas?

Se assim for, você não está sozinho. Hoje, a pesquisa de palavras-chave é um dos aspectos mais importantes do SEO, e as empresas que aprendem a fazê-lo corretamente conseguem desfrutar de grandes ganhos em tráfego e vendas.

O que é pesquisa de palavras-chave?

Pesquisa de palavra-chave é a tática de SEO de pesquisar as palavras-chave e frases que os usuários têm mais probabilidade de inserir em um mecanismo de busca para encontrar um site.

Uma parte crítica do design de um site e conteúdo de fácil utilização, a pesquisa de palavras-chave é uma prática fluida que os profissionais de marketing e os SEOs normalmente realizam várias vezes ao ano.

Uma boa pesquisa de palavras-chave torna mais fácil para os profissionais de marketing atrair os usuários certos para um website. Isso também ajuda a garantir que o conteúdo que eles estão publicando seja relevante, de qualidade e informativo.

Como conduzir uma pesquisa de palavras-chave efetiva: 5 dicas

Se você está trabalhando para realizar uma pesquisa de palavras-chave mais eficazes, não está sozinho. Aqui estão algumas dicas simples para você começar bem.

1. Entenda a diferença entre os termos de cabeça e cauda longa

Toda boa pesquisa de palavras-chave combina dois tipos diferentes de palavras-chave: termos principais e palavras-chave de cauda longa . Os termos principais são as palavras-chave mais curtas e gerais (“preparação de cães”, por exemplo).

Frases de cauda longa são mais detalhadas e apresentam termos específicos como “clipes de verão Springer Spaniel”.

Embora os termos principais tenham um volume de pesquisa muito maior, eles também são mais competitivos e podem ser mais difíceis de classificar.

Como tal, é essencial empregar uma combinação saudável de termos principais e de cauda longa na sua estratégia de pesquisa de palavras-chave.

2. Concentre-se na relevância

Palavras-chave relevantes sempre apresentam um desempenho melhor do que palavras-chave irrelevantes. 

Embora isso pareça óbvio, alguns profissionais de marketing se envolvem em coisas como volume de pesquisa e frases de palavras-chave competitivas que tentam classificar para palavras-chave que não são totalmente relevantes para sua base de usuários. 

Esta é sempre uma decisão ruim. Palavras-chave irrelevantes têm um impacto negativo na sua taxa de conversão.

Em vez de se perder em frases-chave de alto volume, mas menos relevantes para a sua marca, concentre-se nas oportunidades que agregam mais valor aos seus clientes. 

3. Limite sua lista

O número de palavras-chave que você inclui na sua estratégia de palavras-chave deve ser limitado em virtude do conteúdo. Em outras palavras, você não pode criar conteúdo suficiente para atingir 1.300 palavras-chave de maneira eficaz.

Em vez disso, concentre-se nas palavras-chave mais relevantes, produtivas e interessantes para sua marca e sua base de usuários.

Depois de desenvolver uma lista, crie sua estratégia de conteúdo em torno deles. Isso significa restringir sua lista de palavras-chave depois de você ter compilado um lote inicial de oportunidades.

Para iniciar este processo, avalie suas frases de palavras-chave de forma objetiva. Quais são competitivos demais? Quais têm um baixo volume de pesquisa, mas é provável que tragam muitos leads altamente qualificados? Alguns são mais atraentes para sua base de usuários do que outros? Corte qualquer coisa que não ofereça promessas e prossiga apenas com as oportunidades mais valiosas e atraentes.

Esses conversores não apenas serão melhores, mas também ajudarão você a se tornar uma empresa que entende e se preocupa com as preocupações e interesses de seus clientes.

Quanto mais familiarizado você estiver com seu público-alvo, mais fácil será ver a diferença entre palavras-chave relevantes e irrelevantes.

4. Agrupe suas palavras-chave em tópicos

Com o surgimento da Busca Semântica, a pesquisa de palavras-chave está mudando. Já se foram os dias de segmentar palavras-chave hiperespecíficas e colocá-las no conteúdo em todos os lugares em que uma oportunidade apareceu. Hoje, os padrões modernos de SEO exigem que você se concentre em “tópicos” em vez de termos individuais.

Simplificando, isso significa direcionar um tópico específico – como iniciar um blog, por exemplo – e desenvolver uma lista de tópicos em torno dele, em vez de segmentar a frase-chave “iniciando um blog” exaustivamente. Palavras-chave relacionadas a este exemplo podem incluir “por que usar o WordPress”, “como adicionar uma imagem em destaque a um blog” e “frequência de blog ideal”.

A abordagem “tópicos em vez de termos” cria uma estratégia de SEO mais expansiva e cria mais conteúdo útil para seus leitores.

5. Preste atenção à competição

Ao conduzir sua pesquisa de palavras-chave, você deve prestar atenção à classificação de palavras-chave da concorrência. Existem duas boas razões para isso. A primeira é que entender a competição é sempre uma ideia inteligente. Manter-se atento à sua estratégia de palavras-chave é uma ótima maneira de melhorar e expandir a sua.

A segunda é que os rankings de palavras-chave da concorrência influenciam as palavras-chave que você deseja segmentar. Se o seu concorrente estiver dominando sua principal palavra-chave, por exemplo, você pode competir frente a frente com eles, mas somente se você tiver a equipe e o orçamento para isso.

Se você avaliar as estratégias de palavras-chave dos concorrentes e encontrar grandes lacunas no que elas estão segmentando, será possível desenvolver sua estratégia de palavras-chave de acordo.

Pesquisa de palavras-chave para o dia moderno

Enquanto algumas pessoas acreditam que a pesquisa de palavras-chave é uma tática de SEO arcaica, a verdade é que ela é mais relevante hoje do que nunca. Grande pesquisa de palavras-chave pode definir sua empresa para além da concorrência e tornar mais fácil para você obter a atenção e o tráfego que você merece.

Além disso, como nem todas as empresas são excelentes em pesquisa de palavras-chave, as que o fazem gostam de ganhar tráfego, vendas e visualizações nos próximos anos.

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