O que é marketing sensorial e como ele aumenta as suas vendas?

marketing sensorial

Saiba o que é marketing sensorial, por que ele funciona e como aplicá-lo no seu negócio.

Hoje, existem dezenas de teorias sobre a melhor forma de atrair clientes.

“Conte uma história”, dizem alguns. “Use imagens”, dizem outros.

Mas e se a resposta fosse muito mais simples? E se a resposta fosse simplesmente apelar para algumas coisas que são tão fundamentais e essenciais como são: os cinco sentidos?

Como se vê, o marketing é realmente simples assim. Ele passou a ser conhecido como “marketing sensorial” e está varrendo o mundo digital.

O que é marketing sensorial?

Antes de falarmos sobre marketing sensorial, devemos definir a marca sensorial, que é um tipo de marketing que agrada a todos os sentidos.

Marketing sensorial são as técnicas que são usadas para atingir os sentidos do seu cliente e influenciar seu comportamento com base em como sua marca e suas táticas os fazem sentir.

Como sabemos, os cinco sentidos são visão, audição, paladar, tato e olfato. O marketing sensorial é simplesmente o processo de conquistar a confiança e a atenção de um cliente, apelando para cada um desses cinco sentidos.

Para nenhuma surpresa, tornou-se popular entre uma variedade de indústrias e empresas em todo o mundo, implementar o marketing sensorial em sua estratégia global.

Por que o marketing sensorial funciona?

Hoje, o grande marketing é tudo sobre a experiência do cliente. Isto é tão verdadeiro para algo como o design do site , pois é algo como a criação de produtos. Se o usuário não estiver se divertindo muito, nada disso importa.

Como você pode imaginar, o marketing sensorial está ligado a esse conceito muito bem.

Porque é tudo sobre como melhorar a experiência do cliente, o marketing sensorial tornou-se uma tática para muitas marcas multinacionais. O marketing sensorial fornece uma experiência completa.

Por esse motivo, destaca-se como uma forma exclusivamente interativa de conquistar a atenção do público. Um dos maiores erros de marketing que uma marca pode cometer é atender apenas a um único sentido de cada vez.

Como apelar para os sentidos do meu público? Agora vamos entrar em cada um dos cinco sentidos, talvez seja impossível para sua marca utilizar um deles, não tem problema, concentre-se em fazer bem aquilo que sua marca permite. 

Fique emocional com eles

Se você quer fazer seus clientes acreditarem na sua marca, você deve começar fazendo um apelo emocional.

Pense desta maneira: quanto mais profundamente você puder se conectar emocionalmente com seus leitores, maior a probabilidade de eles se lembrarem da sua marca. Isso, por sua vez, também lhe dará a oportunidade de apelar para os outros sentidos.

Olfato

O cheiro é um sentimento poderoso, e testes mostram que cheiros agradáveis ​​podem melhorar o humor em 40%.

Certifique-se de que qualquer cheiro que você use seja agradável, em vez de esmagador. Enquanto perfume tem o potencial de criar memórias positivas, tem o mesmo potencial para repelir o seu público.

Não se esqueça do som

O som assume muitas formas na publicidade. Pode ser um jingle ou um slogan que você não consegue tirar da sua cabeça.

Hoje, a publicidade sensorial exige que todas as marcas encontrem uma maneira de usar o som em seus esforços de branding. Se isso parece difícil, você pode confiar que sempre há uma maneira de fazer isso.

Toque

O toque é um poderoso sentido, e é fácil para a maioria das marcas capitalizar. Há sempre um jeito de sua marca aproveitar a textura.

Isso pode significar o uso de cartões pesados ​​e de alta qualidade para seus anúncios enviados pelo correio, ou fazer um esforço extra para garantir que seus produtos se sintam bem na mão de um cliente.

Aspectos visuais

A visão é, naturalmente, um dos sentidos mais poderosos do mundo da publicidade. Felizmente, também é fácil aproveitar ao máximo. Para valorizar a visão, certifique-se de que o site da sua empresa é bonito e atraente para os clientes.

Paladar, o mais restrito

Definitivamente atingir o paladar do cliente se reduz a restaurantes ou qualquer empresa que presta um serviço parecido. Se você pode se aproveitar do paladar do seu cliente, não pense duas vezes e conquiste o esse sentido do seu público.

Marketing sensorial para ajudar a construir sua marca

Hoje, aproveitar o marketing sensorial é uma das formas mais inteligentes para as marcas desencadearem emoções e manterem o engajamento. Além disso, está disponível para marcas de todos os setores e especialidades.

Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, essa é uma tática que você pode usar para aumentar sua marca.

Projetado para colocar a importância da experiência do cliente na vanguarda, o marketing sensorial é um método poderoso para qualquer empresa que queira tornar suas interações com os clientes mais significativas e atraentes.

Além disso, é acessível e fácil de usar e, quando acertada, tem o potencial de reformular sua estratégia de marketing.

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