Concorrentes em SEO: seja inteligente

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Você cria uma vantagem significativa pesquisando, analisando e compreendendo os motivos, metas e ações dos seus concorrentes em SEO.

Em termos de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), você está competindo pela posição, exposição e tráfego do mecanismo de pesquisa. A chave, porém, é entender exatamente com quem você está competindo.

Uma perspectiva digital

Aparecer na primeira página do Google geralmente leva a um aumento no tráfego – quanto mais alto o ranking, melhor. Mas não são apenas as empresas que oferecem serviços e produtos similares aos quais você está competindo ao disputar classificações.

O lugar na primeira página é frequentemente ocupada pelo mesmo atacante pesado – independentemente do assunto. Wikipedia, YouTube, Facebook e outros grandes players on-line estão consistentemente no topo dos resultados dos mecanismos de busca.

De fato, em 2015, quase 30% dos resultados na segunda posição no Google foram da Wikipédia – e eles obtêm 20% dos rankings de primeira posição.

Wikipedia é um de seus concorrentes em SEO por algumas razões.

Primeiro de tudo, o site tem autoridade de domínio extraordinária – o que significa que existem quantidades copiosas de links inbound de alta qualidade apontando para o site.

Em segundo lugar, a Wikipedia, apesar de alguns equívocos negativos, consiste em conteúdo de alta qualidade.

Em terceiro lugar, o site fornece uma estrutura e layout fáceis de seguir. Isso facilita para os usuários e rastreadores da Web visitar o site, acessar informações e passar para o próximo assunto.

Finalmente, a vinculação interna da Wikipedia é extremamente forte. Você notará que quase todas as palavras ou frases que possuem uma entrada estão vinculadas em cada artigo. Juntos, esses fatores contribuem para altos rankings por toneladas de termos.

Competir com sites como Wikipedia não é impossível, mas pode ser caro e demorado. É aí que entra a estratégia. Como você obtém resultados efetivos de SEO sem confrontar esses gigantes de frente?

Concorrentes em SEO: três pontos cruciais

Depois de entender a competição, você pode criar uma estratégia para competir. Vamos rever algumas dicas para ganhar rankings de palavras-chave valiosas sem ter que se preocupar muito com as Wikipédias do mundo.

Use a localidade a seu favor

Desde que a sua empresa opere em uma região ou área específica, a segmentação por palavras-chave orientadas localmente será uma estratégia ideal.

Exemplo de empresa de terraplanagem: ao invés de utilizar a palavra chave “terraplanagem em larga escala”, utilize “terraplanagem em larga escala em [nome da cidade]”.

Os termos de pesquisa local frequentemente deixam de lado os resultados informativos dos mais relevantes para a consulta do usuário. Quando você estiver otimizando o título e o conteúdo H1 do seu website, considere o uso de frases que incluam referências locais.

Seja específico

Palavras-chave altamente específicas ou de cauda longa não só ajudam a reduzir a concorrência dos principais sites, mas também os usuários que chegam ao seu site por meio dessas pesquisas têm uma chance maior de conversão para uma venda.

É claro que você terá que fazer a pesquisa e garantir que as frases que você está usando sejam de fato sendo pesquisado – não faz sentido segmentar algo que ninguém está procurando.

Veja cinco dicas para criar palavras-chave de forma efetiva.

Concentre-se na sua competição

Você não quer investir muito do seu gasto em SEO competindo com sites que não são sua competição direta. As pessoas que pesquisam seu serviço sabem que não encontrarão o que precisam da Wikipedia.

Concentre-se em colocar seu site na primeira página da listagem de resultados, superando os concorrentes locais e fornecendo conteúdo fantástico que traz a experiência do usuário em conjunto.

Pronto para seus concorrentes em SEO?

O mundo do Search Engine Optimization é intensamente competitivo. Não apenas você está competindo por posições entre outros líderes do setor, mas existem centenas de outros sites lutando pelos mesmos lugares também.

Para competir efetivamente, você precisa de uma estratégia bem definida que se concentre em conversões – não apenas em tráfego. Escolhendo suas batalhas com sabedoria, você pode levar as pessoas ao seu website com maior probabilidade de se tornarem clientes pagantes.

É possível superar concorrentes em SEO enormes como a Wikipédia para palavras-chave genéricas e comuns? Sim, mas a verdadeira questão é se vale a pena a despesa.

Em quase todos os casos, há uma opção melhor do que ir frente a frente. Pesquisa por conta própria ou sente-se com sua agência de SEO para encontrar a melhor solução para suas necessidades de SEO.

Aproveite para ler mais artigos sobre SEO.

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