Como criar um roteiro de marketing de conteúdo

roteiro de marketing de conteúdo

Neste post, vamos explicar como criar um roteiro de marketing de conteúdo para o plano de marketing do seu site.

Há um caminho errado e um caminho certo para se abordar o marketing de conteúdo: você pode escrever posts sempre que tiver um tópico e publicá-los aleatoriamente, ou você pode ter um plano estruturado para fornecer conteúdo de qualidade para seus clientes.

Conteúdo para o topo do funil

Primeiro, precisamos explicar o marketing de funil. Se você não está familiarizado com o conceito, a grande parte do “funil de vendas” é o que chamamos de o Topo do Funil. É onde você está obtendo navegadores de sites e possivelmente alguns leads, mas tenha em mente que esses são leads não qualificados.

O conteúdo direcionado a esses visitantes é amplo e de alto valor, mas não específico para sua oferta de produtos ou serviços. Por exemplo, um post de topo de funil de companhia de seguros de automóvel pode ser intitulado como: “Um guia para cobertura de seguro do seu automóvel”.

Conteúdo para o meio do funil

O conteúdo do meio do funil é direcionado a leads qualificados – pessoas que visualizaram seu conteúdo e ofereceram informações de contato enquanto coletavam informações, mas ainda não estavam no estágio de compra.

Aqui, você será mais específico sobre sua oferta, divulgando seus benefícios. Um título de blog do meio do funil para um serviço de entrega de e-mail poderia ser: “O que procurar em seu provedor de serviços de e-mail?”.

Conteúdo para o fundo do funil

Os posts nesse nível do funil nomearão sua empresa como a solução preferida, mas apenas em referência a como ela resolverá os problemas do seu cliente.

Você também pode usar esse conteúdo para superar quaisquer obstáculos que o espectador possa ter. Um exemplo de conteúdo para um creme de rosto específico pode ser: “6 Recursos do nosso creme que outras empresas não têm”.

Personas para o roteiro de marketing de conteúdo

Agora que você entende o funil, podemos falar sobre o público ao qual você está escrevendo. Você sabe através de seus esforços de vendas e suporte que você tem alguns tipos distintos de clientes. Você pode usar esses tipos de clientes para formar “personas de comprador” básicas, que você reforçará com pesquisas e dados reais do cliente.

Você não cria personas de compradores a partir de um “pressentimento”. Para criar conteúdo informado e direcionado, você (e possivelmente sua agência de marketing) precisará fazer alguma pesquisa de campo.

Você tem o funil, você tem as personas, só resta um passo final: criar o roteiro de marketing de conteúdo. A melhor maneira de gerar um roteiro é colocar sua agência em uma sala com algumas partes interessadas para ter uma discussão em grupo sobre suas personas de comprador, seus pontos problemáticos e como sua empresa resolve seus problemas.

Com esses itens no quadro branco, todos podem oferecer sugestões de títulos de livros eletrônicos e de posts direcionados às pessoas que compram, que serão eventualmente agrupadas em ofertas nos diferentes níveis de funil. Vale a pena ler este post e ficar por dentro de 5 maneiras inovadoras de encontrar ótimas ideias de conteúdo para seu blog.

O roteiro de marketing de conteúdo seguirá os títulos dados na reunião da equipe.

Agora é hora de começar a escrever! Crie o conteúdo estruturado que atrairá diretamente seus clientes, onde quer que eles estejam nos estágios do funil. É mais provável que eles engajem sua empresa, compartilhem seu conteúdo e voltem para a próxima etapa do funil – até o momento da compra.

Para mandar bem na escrita, leia nosso post relacionado a isso:Como escrever o conteúdo do site.

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