Criatividade: como quantificá-la no mundo digital

Criatividade

Sua criatividade e visão digital podem assumir muitas formas, tais como, palavra escrita, fotografia, design e vídeo, entre outras. E enquanto arte pela arte é respeitável e bem-vinda, às vezes você precisa quantificar sua criatividade em receita previsível.

Mas como você quantifica a criatividade digital e a decodifica para as partes interessadas? Embora pareça difícil, existem várias maneiras de medir seus esforços digitais criativos.

Para começar, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Quão bem minha criatividade atrai novos clientes?
  • Meus recursos e campanhas estão convertendo usuários segmentados?
  • As minhas mensagens motivam os clientes a comprar novamente?

Vamos descobrir!

Métricas de linha de base

Para medir adequadamente sua criatividade, você precisa começar com uma linha de base. Como estão seus designs, conteúdo e anúncios de página atuais?

Embora as métricas essenciais variem de setor para setor, aqui estão alguns exemplos que você pode usar para avaliar com precisão.

Design de Página

Avalie o design criativo da sua página com as seguintes métricas:

  • Taxa de rejeição: monitore a taxa de rejeição e tente descobrir por que algumas páginas apresentam um desempenho melhor ou pior do que outras.
  • Tempo na página: quanto tempo os usuários gastam em cada página? Pense em quanto tempo um usuário deve gastar e veja se ele atende às suas expectativas.
  • Scroll: Até onde os usuários estão baixando sua página antes de clicarem em outro site ou sairem do site?

Conteúdo Criativo

Use os insights do Facebook para comparar quais campanhas tiveram um bom desempenho e quais não o tiveram.

Veja cliques, engajamento e custo por resultado. Quais postagens receberam mais envolvimento e por quê? Foi devido ao formato, ideia ou execução do post?

Publicidades

Quais anúncios de texto e exibições visuais recebem mais cliques? Isso acontece por causa do lado criativo ou da localização do anúncio?

Segmentar esses dados pode fornecer informações sobre a criatividade de sua organização e o valor por trás dela.

Teste A/B

Depois de estabelecer suas métricas de linha de base, você poderá avaliar melhor sua criatividade digital em segmentos. Para fazer isso, execute testes A/B nas suas páginas, conteúdo e anúncios.

Para páginas da Web, teste elementos dentro do mesmo design. Talvez o bloqueio de cores, animações ou chamadas inteligentes para ações. Ao trabalhar com isso, diferencie uma variável por vez para entender quais elementos são os maiores contribuidores para conversões e receita.

Nas mídias sociais, crie anúncios diferentes nos mesmos conjuntos de anúncios. Teste sua criatividade no mesmo público, ficará mais fácil identificar o motivo pelos quais você teve melhores números.

Os anúncios são fáceis de realizar testes A/B e muitas plataformas oferecem a opção de fazer isso com apenas um clique.

Veja nosso post completo sobre teste A/B.

Campanhas de entrada

Sempre que você criar uma nova campanha de marketing digital (especialmente se suas campanhas estiverem suportando produtos ou serviços semelhantes), teste vários materiais e mensagens criativas.

Impulsione seus limites de marca para criar um espectro de criatividade, que vai do conservador ao inovador. Classifique cada peça de mídia nesse espectro e implemente-as em seus canais próprios. Como seus esforços de entrada contribuem para o tráfego e engajamento?

Depois que suas campanhas forem avaliadas, junte-as ao design de sua página e veja como seus esforços de entrada e páginas da Web estáticas se complementam. Mantenha registros para mostrar como sua criatividade evoluiu e que resultados você pode provar.

Pensamentos de Criatividade Finais

Certifique-se de que os esforços promocionais que cercam sua criatividade sejam congruentes para que você possa ter uma visão melhor. Se uma campanha usa influenciadores e outra usa e-mails, é difícil saber por que qual deles tem melhor desempenho.

Uma marca coesa é essencial, mas pode restringir um pouco da sua criatividade se você permitir. É por isso que recomendamos trabalhar com uma equipe que pense de forma diferente e ofereça valor criativo que se alinhe à sua marca.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Se você gostou do post que acabou de ler e fará dele útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para fazer o download de um e-book totalmente gratuito.

Acredito que assim como você leu e gostou do post, lerá também nosso livro :D

mock02.png

Deixe um comentário sobre o post

Outros posts para você ler

Curta a Sites Realiza

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência