Como se destacar no mar digital da mesmice

Mesmice

Os consumidores estão acostumados com a mesmice em seu dia a dia e quando acessam o mundo digital a coisa não é nem um pouco diferente.

Para a maioria das indústrias, os clientes são confrontados com uma série de opções quando se trata de encontrar uma solução para suas necessidades e, em muitos casos, as empresas que oferecem essas soluções estão contando exatamente a mesma história.

Embora sua mensagem possa se basear em uma compreensão do consumidor, se todos estão dizendo a mesma coisa, é um desafio eliminar o ruído e dar aos clientes uma razão convincente para comprar o que você está vendendo.

A importância da identidade de marca

O design da marca é uma abordagem intencional para definir quem você é, o que você faz e por que as pessoas devem se importar – criando uma identidade de marca única e diferenciada. O “por que as pessoas devem se importar” se torna o elemento mais importante de se destacar entre o mar da mesmice.

O que você oferece que é diferente de seus concorrentes e como isso proporciona uma experiência melhor para o cliente?

Ser propositadamente ousado vs. desnecessariamente único

Uma vez que você se apoia totalmente em sua identidade de marca, o próximo passo é criar conteúdo envolvente para motivar seu público.

O processo de ser ousado deve seguir uma sequência de etapas que ajudam a garantir o sucesso.

Identifique metas e métricas

Determine o que você quer que o cliente faça mais ou menos e defina com o que o sucesso se parece.

Identifique a tensão para o cliente naquele momento e acerte-o

Formar uma hipótese sobre por que um cliente pode se afastar do seu site em um determinado momento permite abordar diretamente o problema com conteúdo que parece orientado para solução e relacionável.

Entenda o que a concorrência está dizendo

Se você não analisa rotineiramente o conteúdo da concorrência, é uma boa ideia começar.

Use a voz da sua marca para ser ousado

Diga intencionalmente algo diferente da concorrência usando a voz da sua marca para dar um giro na oferta da sua empresa. Não seja único para ser único, em vez disso, seja ousado de uma forma que se alinhe à sua marca, explorando “por que as pessoas deveriam se importar”.

Testar rotineiramente sua criatividade

O teste A/B permite que você teste o conteúdo com os clientes fixando duas versões entre si. Isso permite que você dê um ousado passo à frente sem colocar todos os ovos na mesma cesta (ou pelo menos até que você saiba que é bem sucedido).

Dê uma olhada em nosso artigo sobre como quantificar a criatividade no mundo digital.

Meça a mudança

Use análises para determinar se mensagens mais ousadas, mais orientadas para a marca ressoam com os clientes, bem como quais elementos de conteúdo têm maior impacto (por exemplo, anúncios, páginas de destino de sites, manchetes, cópia de apoio, botões de CTA).

Determine se você atingiu as metas estabelecidas na etapa 1 e ajuste onde necessário.

Mantenha as coisas frescas, fuja da mesmice

O processo de otimizar e avaliar o impacto do seu conteúdo não deve ser um exercício único. Para continuar a se destacar, você deve procurar continuamente maneiras de usar as etapas acima para criar uma distinção significativa e ficar à frente da curva.

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