Simplicidade vs SEO – Como equilibrar brevidade e conteúdo rico

Simplicidade vs SEO

Simplicidade vs SEO, essa batalha existe? Sim, e vamos te mostrar que há muitos pontos a serem considerados para tomar a decisão de qual escolher.

Em um mundo em que os profissionais de marketing recomendam regularmente de 800 a 2.000 palavras por página para se classificar bem nos mecanismos de pesquisa, porém ao mesmo tempo muitas pessoas não tem paciência para ler posts deste tamanho.

Ao criar seu próximo conteúdo, pergunte a si mesmo: “Meu público realmente quer ler 2.000 palavras (em média 8 minutos) sobre tapetes ergonômicos?”

Os sites em média mantém a atenção dos usuários por apenas dois minutos e meio.

Com base nesses dois números, há uma grande desconexão entre o conteúdo que estamos produzindo e os hábitos de leitura on-line da maioria dos usuários.

O que fazer?

Por que o Google gosta de conteúdo longo

Não é de se admirar que blogueiros e empresas estejam gerando palavras aos milhares: o Google vem recompensando o longo conteúdo há anos. Em um estudo, o ranking número um no mecanismo de busca do Google teve uma média de mais de 2.400 palavras.

Do ponto de vista do Google, o duelo simplicidade vs SEO tem vencedor, e ele é o SEO, isso faz sentido.

Se você estiver escrevendo mais de 2.000 palavras, você deve ser um especialista no assunto. E se os usuários estiverem gastando de cinco a oito minutos em sua página da Web, isso deve ser porque eles estão profundamente engajados.

Certo, então devo escrever muito? Não necessariamente.

Por que você deve questionar seu conteúdo de longa duração 

Algumas partes longas de conteúdo são benéficas para o seu negócio.

No entanto, só porque você está obtendo tráfego orgânico não significa que você esteja atraindo o tipo certo de usuário, aumentando seu funil de vendas ou convertendo qualquer pessoa que acessa seu website.

E, quando tudo estiver dito e feito, o conteúdo é mais benéfico quando motiva seu público-alvo a interagir com sua marca além de uma única visita à página.

Pense neste cenário:

“Hum, esta sopa de abóbora parece incrível. Vou clicar nesta página.”

A rolagem na página é eterna, sem fim, a história da abóbora, quem inventou essa deliciosa sopa, listas com marcadores e 10 fotos.

Todos nós já estivemos escrevendo um post desse. Querendo passar tudo o que o ele nos possibilita. Seu público vai gostar de ler tantos detalhes? Se sim, use e abuse deles, mas se não, vá com calma.

Às vezes, o conteúdo condensado é melhor e mais benéfico para o nosso público principal. Não devemos deixar que o SEO determine o que é melhor para nossos usuários.

Neste caso, podemos dizer que simplicidade ganhou o segundo round da batalha simplicidade vs SEO.

Veja nossos posts sobre conteúdo do site.

Simplicidade vs SEO: balanceando

Em homenagem ao nosso tema de simplicidade, vou manter isso curto. Aqui estão algumas coisas a considerar ao criar conteúdo para seu usuário:

  1. Por que usar oito palavras quando quatro são suficientes?
  2. Como você pode ser o mais claro e conciso possível?
  3. Como você pode motivar seus usuários a interagir com você novamente?
  4. Seu público continuará a jornada do cliente depois de ler isso?  

Mais algumas dicas práticas de redação:

  • Escreva e depois compacte. Então se possível, compacte novamente.
  • Use visuais quando possível.
  • Use ferramentas de escrita criativas: Imagens, metáforas e hipérboles são ferramentas de linguagem que ajudam a pintar uma imagem com menos palavras

Lembre-se que conteúdo na internet é sobre o que o usuário está procurando, e em muitos casos, o usuário está procurando uma maneira rápida e fácil, e em outros casos ele busca algo bem detalhado, saiba separar as duas coisas e terá dado mais um passo para um bom marketing de conteúdo.

Dê uma olhada em nossos artigos relacionados a SEO.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Se você gostou do post que acabou de ler e fará dele útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para fazer o download de um e-book totalmente gratuito.

Acredito que assim como você leu e gostou do post, lerá também nosso livro :D

mock02.png

Deixe um comentário sobre o post

Outros posts para você ler

Curta a Sites Realiza

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência