Estudo de acompanhamento de olho mostra como as pessoas visualizam um resultado de pesquisa do Google

pesquisa do google

Um estudo de rastreamento ocular do Google examinou os movimentos oculares de 53 pessoas usando computadores de mesa para realizar várias pesquisas no Google. O estudo surge à luz do Google recebendo críticas por fornecer respostas a perguntas de pesquisa que podem acabar com a necessidade de os usuários clicarem nos sites que o mecanismo de busca indexa.

Recursos diretos do Google, como mapas, carrosséis de fotos e até mesmo comparações entre tópicos comuns, são empresas alarmantes, devido à maneira como os usuários interagem com os resultados da pesquisa. As descobertas descobriram que os movimentos oculares do usuário variaram significativamente daqueles descobertos em um estudo de rastreamento ocular de 2005.

O mapa de rastreamento de olho para um resultado de pesquisa do Google

Estudo de acompanhamento de olho para resultados de pesquisa do Google

Fontes da imagem: Pesquisa do Google Golden Triangle: Eye Tracking Study

Um “triângulo dourado” de movimento indica que a atenção do usuário está concentrada quase exclusivamente no lado superior esquerdo da página de resultados da pesquisa, onde estão os primeiros resultados de pesquisa. Gord Hotchkiss, presidente da Giro Vacations e líder do estudo de 2005, explicou que os participantes olhavam para o lado esquerdo para examinar as URLs disponíveis.

Em uma comparação de mapas de calor, quase todos os participantes examinaram os quatro principais resultados como um lote. E 80% clicaram em uma dessas quatro URLs antes de fazer qualquer outra coisa. A maioria dos usuários evitou os anúncios do Google no lado direito da página e interagiu mais com os anúncios do Google no canto superior esquerdo da página.

No novo estudo, os participantes examinaram o canto superior esquerdo da página, mas as semelhanças com as respostas no primeiro estudo terminam aqui. O rastreamento dos olhos demonstrou que as pessoas examinaram a página inteira rapidamente no lado esquerdo para examinar as categorias atualizadas do Google. Houve significativamente menos varredura horizontal em comparação com o estudo de 2005.

Na verdade, a quantidade de tempo que os participantes levaram para encontrar um resultado desejável diminuiu da média de 14 a 15 segundos do estudo para a média do novo estudo de 8 a 9 segundos. Embora os líderes do estudo sugiram que a diminuição do tempo de busca é um testemunho dos resultados de pesquisa aprimorados do Google, os benefícios ou desvantagens para os profissionais que dependem do marketing nos mecanismos de busca são menos claros.

A constatação de que os usuários tendem a evitar a rolagem horizontal ou a visualização no lado direito da página tem algumas implicações interessantes para os usuários de dispositivos móveis. Os líderes de estudo teorizaram que as pessoas acostumadas a ter tudo disponível em um layout vertical em dispositivos móveis tinham menos probabilidade de rolar para a direita, mesmo em um dispositivo de desktop.

O que significa para SEO?

Como os usuários do novo estudo escanearam os primeiros resultados do Google antes de selecionar um, lutar pelo primeiro lugar pode ser menos importante. As listagens do Google que organizam os resultados em categorias, como restaurantes locais, mapas e perfis, priorizam os resultados com base na relevância.

Embora essas mudanças sejam significativas, as empresas experientes podem usá-las em seu benefício. Campanhas de imagem são outra maneira de chamar a atenção sem exigir que os usuários cliquem para serem eficazes. A exposição geralmente faz com que os usuários considerem a marca ao tomar uma decisão de compra mais tarde.

Essa estratégia híbrida de marketing direto e publicidade de marca é cada vez mais eficaz no novo mundo da priorização dos mecanismos de busca.

Embora os 4 principais resultados possam ser menos importantes hoje do que há uma década, o estudo mostra que alcançar o primeiro lugar nos resultados de busca orgânica ainda é altamente benéfico. As taxas de cliques nos principais resultados promovidos foram entre 12 e 14%, um valor impressionante para qualquer estratégia de marketing on-line.

Esses números provam que SEO ainda é o nome do jogo quando se trata de uma forte campanha de marketing on-line. Veja mais artigos sobre SEO aqui.

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