O que é automação de marketing e por que é importante?

automação de marketing

Automação de marketing não é um conceito novo, mas está começando a ganhar força à medida que mais empresas se voltam para novas tecnologias para resolver problemas de redundância com os quais os funcionários humanos simplesmente não conseguem lidar.

Mas, para serem eficientes e produzirem os resultados esperados, os profissionais de marketing precisam entender os menores detalhes da automação.

O que é automação de marketing?

É um processo executado por ferramentas de software para reduzir o tempo gasto em tarefas redundantes.

Um software de automação enviará e-mails para determinados segmentos da sua lista de e-mails, acompanhará o comportamento dos usuários e será uma ferramenta útil na criação de campanhas atraentes de marketing por e-mail que façam os sentirem-se especiais.

Como você pode imaginar, essas ferramentas são eficazes no marketing on-line, mas hoje em dia, essa é a principal maneira de aumentar as vendas e desenvolver um negócio.

Por que as empresas usam plataformas de automação?

O objetivo de cada empresa é otimizar recursos para obter o maior ROI possível.

Afinal, ninguém entra em negócio para perder dinheiro, certo?

Assim, usando plataformas de automação, as empresas economizam tempo e dinheiro eliminando o elemento humano de tarefas redundantes. Eles também reduzem o fator de risco associado ao trabalho humano, especialmente quando o trabalho fica entediante.

Além disso, quando as empresas não usam software de automação, é fácil perder o controle de várias comunicações, e isso geralmente se traduz em oportunidades e leads perdidos.

Por fim, esse software acompanhará o comportamento dos usuários e reunirá informações valiosas que podem ser posteriormente processadas e usadas para alimentar as pessoas que entram em contato com a empresa.

Empresas que usam automação de marketing para crescimento

Em 2017, 67% das empresas que lideram em seu nicho usam uma plataforma de automação para acompanhar seu público e nutrir leads em vários estágios. Mas estatísticas como essa podem criar a impressão de que apenas grandes marcas podem colher os benefícios das ferramentas de automação (o que não é verdade).

Se você estiver no lugar certo em seu desenvolvimento de marketing, o tamanho do seu negócio não importa.

Como a Nissan utiliza a automação de marketing

Como a maioria das grandes empresas de automóveis, parte de suas receitas vem da manutenção. Mas essa atividade depende da disposição do cliente em cumprir o cronograma de manutenção estabelecido. Bem, os caras da Nissan não deixam essa decisão ao acaso!

A empresa registra a data de compra e as informações de contato do proprietário em um banco de dados e usa essas informações para enviar e-mails de lembrete de manutenção usando a automação de software. Como resultado, essa atividade (que não requer funcionários humanos para executar) gera novos leads e nutre os clientes.

Este é um ótimo exemplo de como o marketing de automação pode ser útil para qualquer empresa que oferece um serviço recorrente.

Quando você deve investir em automação de marketing?

Sim, o uso de software e novas tecnologias para reduzir a quantidade de trabalho que você coloca na promoção de leads é eficaz, mas somente quando sua empresa atingiu um certo nível de maturidade. Para isso, criamos uma lista com sinais de que você está pronto para investir em ferramentas extras de marketing :

  • Você está gerando um fluxo constante de novos leads;
  • A equipe de vendas não consegue lidar com o número de leads de qualidade que recebem;
  • Você tem uma estratégia de conteúdo eficaz e entende como abordar diferentes tipos de clientes;
  • Você está usando todos os canais de comunicação, não apenas e-mail;
  • Você tem uma estratégia estimulante que gostaria de escalar.

Como você pode ver, você precisa ter uma base sólida para que a automação funcione. Portanto, se você já conhece a estratégia para aplicar e tem leads sólidos suficientes, é um bom momento para testar, adicionando um software de automação ao seu negócio.

É crucial entender que o software não fará o trabalho para você, ele é projetado apenas para ajudar a desenvolver sua própria estratégia de marketing!

O futuro da automação de marketing

No geral, a automação de marketing é uma tendência que está aqui para ficar. Como os profissionais de marketing têm acesso a mais recursos sobre o assunto e os desenvolvedores de software trabalham mais na criação de ferramentas mais avançadas , será mais fácil obter resultados impressionantes.

Por fim, a automação de certos processos de marketing está voltada para a criação de uma comunicação altamente personalizada com leads e clientes, o que é uma reclamação bastante comum atualmente.

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