O que torna o conteúdo on-line viral?

conteúdo viral

Embora seja possível tornar qualquer conteúdo viral, desde vídeos de dança até campanhas de marketing, não há dúvida de que a viralidade é algo que a maioria dos profissionais de marketing se esforça. Infelizmente, muitos não sabem ao certo como conseguir isso.

Com isso em mente, dividiremos o conteúdo viral hoje e ajudaremos a entender o que é, como isso acontece e como você pode criá-lo. Mas já adianto, não existe receita para a viralidade, apenas conselhos.

O que significa viral?

Assim como um vírus se espalha rapidamente por todo o corpo, o conteúdo viral se espalha rapidamente pela web.

Quando um vídeo ou conteúdo é publicado, a participação é simples e os memes, vídeos e desafios crescem como um incêndio.

Além disso, como esses ecossistemas iniciais são pequenos e concisos, o conteúdo dentro deles ganha força rapidamente. Uma vez que o conteúdo irrompe do referido grupo, está a caminho de se tornar viral.

Hoje, várias coisas proeminentes estão ajudando a ascensão do conteúdo viral. Esses incluem:

  • Smartphones: Tudo que você precisa fazer é folhear seu feed de notícias para encontrar exemplos acionáveis ​​de como a viralidade acontece todos os dias;
  • Um foco nas emoções do leitor: O conteúdo que desencadeia emoções como a admiração ou o riso tende a se tornar viral mais frequentemente e os criadores de conteúdo sabem disso. Como tal, a quantidade de conteúdo emocional na Web aumentou, e as pessoas estão compartilhando em taxas mais altas do que antes;
  • Causas tornaram-se populares online: Pense no Desafio de Balde de Gelo da ALS. É o resumo de uma campanha de conteúdo viral e deve muito desse sucesso ao fato de ser uma causa. Além disso, as mídias sociais e os smartphones facilitam o embarque dos usuários;
  • Os visuais ajudam as pessoas a comunicar seus valores e emoções: Os memes são uma forma de conteúdo que muitas vezes se torna viral e por um bom motivo. Enquanto leva algum tempo e energia para digitar uma atualização de status descrevendo os sentimentos atuais de uma pessoa, um meme pode dizer isso em um instante.

Fatores comuns que tornam o conteúdo viral:

1. Listas

As listas são uma fórmula infalível para conteúdo viral. Tome BuzzFeed, por exemplo, que dominou 2015 com um post chamado “21 coisas que você sabe apenas se você foi melhor amigo por 10 anos.”

O post tem mais de 1,5 milhões de ações no Facebook sozinho. As listas são rápidas e fáceis de analisar, o que as torna perfeitas para conteúdo viral.

2. Humor

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas compartilham conteúdo é divertir outras pessoas. Conteúdo divertido normalmente terá melhor desempenho online.

3. Conteúdo Útil

Artigos úteis e relevantes para os usuários, estão mais propensos a se tornarem virais, visto que as pessoas tendem a compartilhar algo que fez a diferença para elas e que acreditem que farão para outras pessoas.

4. Conteúdo denso de imagem

Listas de imagens e material denso de imagem são visualmente atraentes e ideais para compartilhamento. Como tal, eles se tornam mais virais do que o conteúdo denso de texto.

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