Quais são os seus clientes ideais e como encontrá-los?

clientes ideais

Segmentar os clientes ideais pode fazer toda a diferença. Concentrar-se nessas pessoas pode ser igual ao sucesso de seus esforços de marketing e um impulso para sua marca.

Nem todo mundo precisa de seu produto ou serviço. Nem todo mundo vai se interessar pelo que você está vendendo.

Dirigir seus esforços de marketing para essas pessoas, então, será uma perda de tempo. Você não verá nenhum ROI e nenhuma tração ao tentar atrair a atenção de um público que nunca se importará.

No entanto, para as pessoas que precisam do seu negócio, você tem interesse – esse público é o seu ponto doce.

Mas, como deve ser seu cliente ideal?

As qualidades básicas dos seus clientes ideais

Seu público-alvo será único, dependendo do que você está vendendo e da identidade da sua marca. Mas há qualidades básicas que todo público ideal terá em relação ao seu negócio.

1. Eles têm o problema que você pode resolver

O cliente certo terá o problema que você pretende resolver com o seu negócio. Eles estarão à procura de soluções e serão responsivos antes de você chegar a eles com sua mensagem.

2. Eles têm os meios para comprar e usar seu produto

Seu melhor cliente terá os meios para comprar seu produto ou serviço e os meios para usá-lo.

3. Eles estão envolvidos com o seu produto

Um cliente que não está envolvido com seu produto não se tornará um cliente fiel. Em vez disso, eles perderão o interesse e procurarão em outro lugar.

Por quê? Porque, quando se trata disso, o seu produto ou serviço não cumpre outra coisa senão uma fantasia passageira.

4. Seu cliente ideal compartilha os valores da sua marca

Toda marca tem uma história e uma identidade. Seu público ideal compartilhará os valores que você promove e apoia. Eles vão pensar: “Sim, isso é para mim!”

5 etapas para encontrar seu cliente ideal

Agora que você sabe como é seu cliente ideal, pode descobrir como encontrá-los.

Para fazer isso, você precisa fazer perguntas inteligentes que ajudarão você a restringir seu foco. Isso ajudará você a identificar o público-alvo que você deve segmentar com seu marketing; essa é a atividade mais importante que você completará para o seu negócio.

1. Quais são os dados demográficos dos seus clientes ideais?

Pense em quem precisa de seu produto ou serviço.

  • Qual a idade deles?
  • Qual é o gênero deles?
  • Onde é que eles vivem?
  • O que eles fazem para viver?
  • Qual é a renda deles?
  • Eles foram para a faculdade ou são graduados do ensino médio?
  • Onde eles estão agora em suas vidas?
  • Eles são casados? Solteiro? Crianças?

Perguntar e responder a essas perguntas permite definir exatamente com quem você está falando em seu marketing. Você pode adaptar suas mensagens para falar diretamente com a pessoa que vai sentar e ouvir.

Você pode acabar com uma imagem do seu cliente ideal que é incrivelmente específica, mas isso é bom. Isso esclarece o que sua estratégia precisa ser, o que levará a mais sucesso.

2. Onde essas pessoas obtêm suas informações?

Depois de saber com quem você está falando, determine onde eles ficam on-line e onde obtêm as informações. Eles são viciados no Facebook? Eles preferem sites de notícias? Eles lêem blogs em um gênero específico, como tecnologia, estilo de vida, design ou negócios?

Isso ajudará você a entender onde deve publicar e promover conteúdo para alcançar seu público.

3. Qual é o seu orçamento?

Seu cliente ideal tem uma situação financeira específica. Use o que você já determinou sobre eles para descobrir qual seria o orçamento deles para comprar seu produto.

Isso é vital, porque se você tiver um preço muito alto, você irá desviar seu cliente. Preço muito baixo, e você corre o risco de ficar subvalorizado, o que pode prejudicar sua linha de fundo.

4. O que tem de acontecer em suas vidas para comprar seu produto?

Descobrir exatamente o que estimula seu cliente a fazer uma compra é uma informação de ouro. Isso indica quando você deve entrar e ajudá-los na jornada de compra.

Quando você entende o ímpeto por trás de uma solução como a sua, é possível segmentar clientes com precisão. Este é um conhecimento poderoso.

5. Quais benefícios eles mais precisam do que você oferece?

Seu produto ou serviço tem muitos benefícios para seus clientes, mas apenas alguns serão da maior importância. Estes irão melhorar suas vidas ou atender a uma necessidade premente.

Descobrir os principais benefícios para o seu cliente ideal ajuda você a adaptar suas mensagens e ser o mais persuasivo possível.

Descubra seus clientes ideais e converse com eles para impulsionar sua empresa

Seus clientes ideais são suas vendas ideais. Essas pessoas não querem apenas o seu produto ou serviço, elas precisam disso.

Eles têm os meios para comprá-lo e os meios para usá-lo. Além disso, eles estão envolvidos com seu produto e sua marca como resultado. Eles poderiam facilmente se tornar clientes fiéis.

Descobrir quem são essas pessoas em um nível mínimo não é tão difícil quanto parece. Você simplesmente deve fazer perguntas importantes para restringir suas características, orçamento, preferências e outros fatores.

Depois de ter o conhecimento, você pode sair e cortejar esse cliente perfeito. Na verdade, encontrar o seu destino ideal é um pouco como namorar. Você deve reservar um tempo para conhecê-los, apresentar-se sob a melhor luz e descobrir os pontos em comum que compartilha.

Aproxime-se do caminho para encontrar seu cliente ideal como um processo de aprendizado. Aproveite o tempo para fazer sua pesquisa e adaptar seu marketing apenas para eles. Você verá que direcionar as pessoas estrategicamente é o caminho para o sucesso.

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