Rankings são importantes para um negócio de comércio eletrônico?

comércio eletrônico

Classificações e taxa de conversão são importantes para uma loja de comércio eletrônico devido à natureza do negócio. Um e-commerce precisa de toda a atenção que pode receber das pessoas na Internet. A loja só existe na web, assim como qualquer outro site, você tem que otimizar a loja para os motores de busca.

Isso garantirá que os mecanismos de pesquisa o considerem altamente e enviem alguns visitantes direcionados ao seu site. A conversão é tudo o que você deve pensar como um negócio.

É fundamental que os websites apareçam na primeira página do Google, especialmente em uma das três principais posições orgânicas, pois esses pontos recebem 58,4% de todos os cliques dos usuários.

Os websites classificados como número um receberam uma taxa média de cliques (CTR) de 36,4%; o número dois teve um CTR de 12,5%; e o número três teve um CTR de 9,5%.

Ser o número um no Google, de acordo com a Optify, é o equivalente a todo o tráfego que vai para os sites que aparecem na segunda até a quinta posição.

Embora o primeiro resultado ainda supere os demais em termos de taxa de cliques, não é totalmente infrutífero ter uma classificação mais baixa na página 1. É aí que o público analisa os melhores resultados de pesquisa e clica neles para encontrar respostas para suas consultas.

Como uma loja de comércio eletrônico, você deve segmentar o ponto número 1, mas, mesmo que esteja entre o número 2 e o 10, você está na zona segura.  

Agora que você sabe a importância dos rankings de primeira página, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para garantir que sua inicialização de comércio eletrônico esteja na primeira página das SERPs:

1. Otimização de palavras-chave

A primeira coisa que você deve fazer é otimizar as páginas do seu site usando palavras-chave altamente segmentadas. Eles devem ser relevantes para o seu nicho comercial e gerar tráfego orgânico das SERPs.

A ferramenta Adwords do Google ou a ferramenta de palavras-chave da Moz podem sugerir algumas boas palavras-chave para você. Veja o artigo completo sobre palavras-chave aqui.

2. Concorrentes da Pesquisa

Acredite ou não, pesquisa de palavra-chave faz metade do trabalho para você. Agora você tem que usar seu chapéu de investigador e analisar as estratégias que seus concorrentes estão usando.

3. Links Importantes

Faça uma lista de lugares onde seus concorrentes obtêm seus inbound links. A vinculação é muito importante, mas é necessário vincular e obter links de sites confiáveis. Depois de ter essa lista, você também pode tentar se vincular a esses sites.

Confira a pontuação Spam desses sites e veja se um site tem alta pontuação de spam. Elimine esses sites da sua lista, porque eles não farão com que sua loja de e-commerce pareça boa na frente das SERPs. O Google pode suspeitar que um site ruim está ligando para você, então esteja ciente e escolha sabiamente.

4. Navegação no site de comércio eletrônico

Estude a navegação desses sites concorrentes de perto. Quais elementos definem a arquitetura do site? Veja como eles colocaram páginas de produtos, categorias e descrições. Esses elementos importantes ajudarão você a resolver as falhas em sua loja.

A navegação deve ser muito vertical e suave. Sua checagem é suave? Seus produtos estão alinhados e em ordem? Aprenda estudando seus concorrentes de perto. Comece pelas maiores empresas do seu setor e veja como elas organizam seus sites.

Depois de ter essa ideia, organize seu site para que ele pareça diferente. Evite a arquitetura de site de raiz profunda, porque ninguém terá tempo suficiente para rastrear e visitar essas páginas. Mantenha tudo ao ar livre e facilmente acessível.

5. Verificando erros do site

Depois de reunir uma lista de palavras-chave e realizar uma pesquisa minuciosa, é hora de você auditar seu site e encontrar quaisquer falhas que estejam atrasando o site. Isso pode incluir erros de site e quaisquer outros elementos que estejam causando problemas ao seu site.

Depois de analisar todos os grandes erros, é hora de prestar atenção às velocidades do site. Seus clientes não vão gostar se o site carregar devagar ou carregar com alguns elementos faltando.

6. Usabilidade e Otimização Móvel

Usabilidade é algo que pode fazer ou quebrar seu negócio de comércio eletrônico. Se os visitantes do seu site estão felizes, você terá um impulso no SEO.

Grande usabilidade significa visitantes repetidos, o que equivale a uma posição credível dos rankings do Google. Se você tiver alguma dúvida sobre a usabilidade do seu site, poderá executar testes de usabilidade para determinar se os elementos do site estão funcionando normalmente.

Outro grande fator que melhora diretamente a usabilidade é a otimização móvel. Seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis porque é inevitável agora. Compras móveis é a nova tendência quente e você tem que fornecer essa facilidade para seus clientes em potencial. Dê uma olhada no nosso post completo sobre responsividade.

7. Blogging

Quando você descobrir as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, pode haver algumas que serão perdidas devido às palavras-chave mais importantes.

Embora seja bom otimizar suas páginas com uma palavra-chave, um blog pode hospedar palavras-chave que não podem chegar ao site principal.

Com postagens de blog e outros conteúdos do blog, você pode otimizar suas páginas de blog para outras palavras-chave por postagem. Um blog é uma parte casual dos negócios, mas não está totalmente fora do alcance do site principal.

Os sites de comércio eletrônico podem usar seus blogs para explicar sua estratégia de negócios, compartilhar histórias e criar artigos de instruções para ajudar os usuários. Veja 7 motivos para ter um blog.

8. Dicas Adicionais

  • Escreva descrições de produtos exclusivas e tente usar esse espaço para adicionar uma palavra-chave forte;
  • Preste especial atenção às fotos e vídeos dos produtos, pois eles deixam uma impressão duradoura na mente das pessoas;
  • Tags de título, resenhas e categorias de produtos são excelentes lugares para colocar palavras-chave.

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