Por que um site responsivo aumenta as suas vendas em até 78%?

responsivo

Aqui está um cenário comum nos dias de hoje e que vai abrir um pouco sua mente sobre site responsivo:

Você está lendo um artigo em um site de notícias no seu computador desktop. Você precisa sair para o trabalho em breve, mas isso não é problema – você acessa o website em seu telefone e lê durante seu trajeto. Mais tarde, depois do trabalho, você o abre no seu tablet e o marca como favorito.

Este salto de dispositivo para dispositivo é normal para navegação na internet. Mais pessoas do que nunca estão lendo e navegando na web através de seus dispositivos portáteis e móveis. De fato, para muitos, essa é a única maneira pela qual eles navegam.

Com isso em mente, aqui está a pergunta que você deve se fazer: o seu site é capaz das acrobacias acima? É utilizável em um desktop, legível em um smartphone e navegável em um tablet? Em outras palavras, você tem um design de site responsivo?

Se seu site não fizer isso, saiba que ele deveria!

Por que sua empresa precisa de um site responsivo?

Capacidade de resposta é o presente e o futuro das tendências de design da web. Se você espera crescer e prosperar como um negócio, seu site precisa acompanhar. Aqui estão algumas outras razões pelas quais você precisa usar essa tecnologia:

1. Aparência agradável em qualquer dispositivo

Um site responsivo é exatamente isso: ele responde ao tamanho da tela de um usuário em qualquer dispositivo que esteja usando. É uma técnica de desenvolvimento web que reorganiza e redimensiona imagens e texto para que eles se encaixem confortavelmente em qualquer tela e você possa lê-los facilmente.

No entanto, esse redimensionamento ainda parece incrível depois que ele é carregado. A aparência do site é a mesma, independentemente do dispositivo que você esteja usando para visualizá-lo.

2. Design de site responsivo cria a melhor experiência do usuário

E se você não tiver um design responsivo? Qual será o aspecto do seu site em vários dispositivos?

Em uma palavra, ruim. Difícil de ler. Seu site que funciona num computador provavelmente carregará em um smartphone com zoom reduzido e minúsculo. Com suas grandes imagens, grande quantidade de links e ampla disseminação de informações, será difícil de gerenciar. Os usuários terão que se movimentar e apertar a tela e lê-la aos poucos.

A verdade é que a maioria das pessoas não está mais disposta a fazer isso. É demorado e chato. Na verdade, a maioria espera encontrar sites que fiquem bem no seu dispositivo favorito. Quando eles se deparam com uma bagunça desajeitada, eles vão sair em vez de lidar com o inconveniente.

Em contraste, um design de site responsivo cria uma experiência de usuário perfeita. Eles não terão que pensar na aparência e na sensação do seu site, além de perceber que é agradável. Eles podem usá-lo sem inconvenientes, e esse é o ponto.

3. Você vai melhorar seu SEO!

Um design responsivo melhorará seu SEO, pois ele melhorará a experiência do usuário e incentivará mais tráfego e uma taxa de rejeição mais baixa.

Os visitantes que tiverem uma experiência melhor no seu site permanecerão por mais tempo, o que é bom para a relevância do seu site. Além disso, o Google recomenda design responsivo, e o Google é uma das principais entidades que estamos tentando impressionar. Dê uma olhada em nossos posts de SEO.

Como usar o design da Web responsivo

Usar design responsivo em seu website significa algumas coisas diferentes. Primeiro, você deve entender que um website responsivo é diferente de um website otimizado para celular.

1. Entenda que responsivo e mobile-friendly não são a mesma coisa

Um site compatível com dispositivos móveis é aquele criado apenas para dispositivos móveis. É um site separado do seu desktop amigável. Esses dois sites são executados lado a lado.

Isso é um problema, porque, se você tiver versões coexistentes de um site, elas acabarão competindo entre si nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Você também dividirá seu tráfego entre eles, aumentará seus custos de manutenção e, em geral, dificultará a vida.

Por outro lado, o design responsivo acontece em uma página. Seu site é uma entidade e não é dividido entre versões diferentes. Os visitantes acessam um endereço da web e a tela é redimensionada e reorientada com base no dispositivo que estão usando.

É realmente uma maneira mais inteligente de existir na web. Se você está a bordo, há alguns outros fatores a serem lembrados ao usar o design responsivo.

2. Os desenvolvedores da Web precisam abandonar a especificidade

Os desenvolvedores da Web precisam se movimentar em direção à flexibilidade e passar longe da especificidade. Criar elementos de website com dimensões específicas em pixels, valores absolutos e posições fixas não funciona. Para que um site seja responsivo, o layout deve ser capaz de mudar, redimensionar e responder.

Isso também significa imagens responsivas e elementos de dimensionamento relativos ao tamanho da tela e aos outros elementos da página. Seu desenvolvedor da Web deve ser bem instruído nesses conceitos.

3. Fique atento aos tempos de carregamento do site para imagens responsivas

Várias versões de uma página podem ser complicadas quando se trata de tamanhos de imagem. Imagens grandes e nítidas que são carregadas rapidamente em um computador de mesa serão grandes e volumosas demais para serem carregadas em um smartphone.

Tempos de carregamento longos também podem afetar sua classificação, pois o Google irá penalizá-lo. Como tal, você precisa descobrir como equilibrar a qualidade da imagem com o tamanho da imagem ao criar um design responsivo.

Design responsivo chegou para ficar

Se o seu site não é responsivo, você está vivendo no passado.

A maioria dos usuários deseja e espera uma experiência de navegação contínua de sua área de trabalho para seus dispositivos móveis. Eles não querem notar a diferença quando mudam de um para o outro. Além disso, as pessoas que usam apenas smartphones e tablets para navegar na web não querem uma experiência insatisfatória.

Como esse tipo de navegação e pesquisa está rapidamente se tornando a norma, você precisa acompanhar. É importante não apenas para uma boa experiência do usuário, mas também para SEO. Quanto melhor o seu site funciona para os visitantes, melhor funciona para o Google.

Além disso, um design responsivo é útil para você também. Você economizará em custos de manutenção porque não estará executando várias versões do seu site. Você também manterá o tráfego fluindo em um hub sem competir contra você. É uma vitória, não importa de que maneira você olhe para ela.

Você já ouviu falar em AMP? Pra quem quer ter o melhor desempenho responsivo, esse artigo é indispensável!

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp

Se você gostou do post que acabou de ler e fará dele útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para fazer o download de um e-book totalmente gratuito.

Acredito que assim como você leu e gostou do post, lerá também nosso livro :D

mock02.png

Deixe um comentário sobre o post

Nosso e-book gratuito pode te interessar!

mock02.png

Outros posts para você ler

Curta a Sites Realiza