Como a Taxa de Cliques afeta os rankings orgânicos?

taxa de cliques

Embora o Google negue que a CTR (click-through rate ou taxa de cliques) afeta as classificações, o Bing confirmou isso há algum tempo. No entanto, tudo leva a crer que a taxa de cliques tem um impacto sobre os rankings.

Quais são os fatores de classificação de pesquisa conhecidos?

As duas principais influências do ranking nos rankings orgânicos são links e conteúdo. Depois desses dois é RankBrain, algoritmo de aprendizado de máquina do Google   usado para processar e entender as consultas de pesquisa.

Reunimos uma lista de estudos norte-americanos nos últimos anos para nos ajudar a entender melhor como a CTR tem impacto nos rankings de pesquisa.

The Rand Fishkin Experiment

Rand Fishkin fez um teste em sua rede de colegas para ver se os dados de CTR forneceriam algum viés na classificação de um site maior. Ele descobriu que sim, e notou que havia até um viés geográfico.

Rand mencionou que ele viu a maior melhoria de classificação nos resultados de pesquisa dos EUA em comparação com outros resultados internacionais do Google. Ele acredita que a maioria dos participantes foi baseada nos EUA, o que leva a uma influência mais forte nos resultados do Google nos EUA.

Comportamento do usuário e pesquisa local

Em 2014, Darren Shaw apresentou “ User Behavior and Local Search ” na conferência Dallas State of Search. Darren analisou se os cliques afetam as classificações em relação às consultas de pesquisa locais. Ele descobriu que algumas das perguntas que testou tiveram algum impacto na melhoria dos rankings, mas ele também observou que em alguns casos não houve impacto algum.

Sua suposição era de que o Google tinha dados significativos sobre determinadas palavras-chave e que havia menos deslocamento deliberado (pelo Google) dos resultados da pesquisa durante seus testes.

SEO negativo sem backlinks

Um post recente, SEO negativo sem Backlinks? de Bartosz Góralewicz, deu uma olhada em como vários de seus clientes estavam sabotando secretamente seus cliques por bots.

Bartosz descobriu que os sites estavam sofrendo um ataque de click-through por meio dos resultados de pesquisa do Google. Ele observa que um bot CTR foi usado para encontrar as palavras-chave do cliente que eles classificaram no Google e depois clicar nas listagens do concorrente.

Isso influenciou os sites de seus concorrentes a aumentar em rankings, enquanto os sites de seus clientes perderam rankings. Isso pode ter ocorrido porque o site do cliente agora estava abaixo do limite de CTR estabelecido e era considerado um site de baixa qualidade pelo Google. Veja 10 maneiras de ganhar backlinks.

Os robôs manipuladores de taxa de cliques podem realmente afetar os rankings no Google?

Agora isso é totalmente plausível? Bem, o Google tem acesso à taxa de cliques de seus resultados de pesquisa para seu website e pode usar isso no algoritmo de classificação do Google. O Google já tem um método para determinar se a CTR está sendo manipulada.

Assim, o Google pode estabelecer limites de CTR para entender se eles são muito altos (manipulação) ou muito baixos (site de baixa qualidade). O Google também pode determinar a geolocalização dos cliques e determinar se os cliques estão agrupados em um local específico.

Um bot de CTR pode enganar o Google? Simplesmente sim. É fácil? Simplesmente não.

A tendência mais interessante e potencialmente perigosa é que pode haver o potencial para uma campanha SEO negativa sem link, como mencionado no artigo de Bartosz.

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