Como o uso estratégico da cor no Web Design pode aumentar as conversões

cor

Os sites são criados por vários motivos, com determinada cor ou cores, além de diversas maneiras de fazê-lo. Algumas pessoas podem criar um site para seus negócios, enquanto outras o fazem apenas por diversão.

A maioria dos webmasters, no entanto, tem websites porque eles definiram metas que precisam atingir. Esses sites podem ser para promover uma determinada agenda – política ou não – ou para vender determinados produtos ou serviços. Para esses sites, o único maior indicador de sucesso são as taxas de conversão.

Simplificando, uma conversão ocorre quando um visitante do seu website responde ao seu apelo à ação. Você recebe uma conversão sempre que alguém se registra em um seminário on-line que você está prestes a receber. Um leitor que se inscreve no seu boletim informativo também é uma conversão.

O mesmo vale para qualquer pessoa que preencha um formulário de contato. Naturalmente, a conversão final seria se alguém realmente paga por um produto ou serviço que você está oferecendo.

Há muitos fatores que ajudam a aumentar as conversões, e as cores que você usa em seu web design são uma delas.

O papel essencial que as cores desempenham nas conversões

As cores são uma ferramenta de design poderosa. Afinal, eles podem influenciar nossas atitudes e emoções no momento em que colocamos nossos olhos nelas.

Agora, isso pode parecer bobagem, mas na verdade existe um legítimo sub-campo da psicologia comportamental que se concentra em como a cor afeta o comportamento humano. Chama-se psicologia das cores, e os profissionais de marketing e web designers estão tentando sabiamente usá-la em seus respectivos trabalhos.

Há estudos que mostram a conexão entre as cores e as atitudes e emoções das pessoas. Um estudo demonstra como a relação entre marcas e cores depende se a cor usada por uma marca é adequada ao que está sendo vendido. De acordo com outro estudo, nossos cérebros também preferem marcas reconhecíveis, e isso torna a cor crucial para a criação de uma identidade de marca.

Como a psicologia das cores está hoje, os profissionais de marketing estão usando qualquer compreensão que tenham deles para fazer com que as pessoas respondam ao seu material. O mesmo vale para bons web designers, que muitas vezes incorporam a psicologia das cores em seus projetos para atrair a atenção das pessoas e desencadear as emoções desejadas dentro delas para completar as conversões.

Como mencionado anteriormente, a psicologia das cores estuda como as cores afetam o comportamento humano. Grande parte da ciência gira em torno dos valores, emoções e reações que são comumente associadas às cores. Assim, quando um web designer cria um site, ele ou ela deve saber quais cores atraem certas reações típicas das pessoas e incorporar a que melhor serve aos seus propósitos.

Então, quais cores são comumente associadas a quais valores e emoções? Quais cores desencadeiam uma reação fisiológica nas pessoas? Aqui está uma visão geral de algumas cores e as atitudes e sentimentos que eles provocam dos espectadores. Veja todos os posts sobre conversão do site.

Como as cores podem afetar o design da Web e as taxas de conversão?

Branco – No que diz respeito ao mundo ocidental, o branco tem tudo a ver com inocência, pureza e virtude. Os hospitais, por sua vez, usam muito branco porque representa higiene e limpeza. O branco é popular no mundo da saúde, bem como em outras indústrias.

Preto – OK, então os negros serão para sempre associados à morte e às trevas. Você pode até mesmo jogar na opressão e melancolia. No entanto, não esqueçamos que o preto também projeta elegância e glamour, e é por isso que muitos anúncios de produtos de luxo usam muito preto.

Além de elegância e sofisticação, o preto também é bom para projetar poder.

Azul – A cor azul é uma das favoritas no mundo dos negócios, particularmente nas finanças. Também vale mencionar que o Facebook, um dos maiores sites do mundo, vem usando o azul desde o lançamento.

Talvez a popularidade do azul no setor de negócios depende do fato de que ele é tipicamente associado à segurança, confiabilidade, inteligência e confiança. Todas as empresas querem projetar essas qualidades, afinal.

O azul também está associado à calma, ao frescor e à serenidade, e é provavelmente por isso que acredita-se que o azul reduza a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Verde – Naturalmente, a associação mais óbvia com a cor verde é o ambiente. Na verdade, o verde tornou-se intercambiável com qualquer coisa relacionada ao meio ambiente e à conservação.

Também está associado à determinação, que também o torna perfeito para os negócios. O verde também é fácil para os olhos, e o cérebro processa a cor facilmente.

Vermelho – Pode parecer um pouco clichê até agora, mas ninguém nega que o vermelho é apelidado como a cor da paixão, e com razão. Raiva, ciúme, perigo e violência também estão ligados ao vermelho.

O modo como o vermelho evoca esses sentimentos das pessoas o torna perfeito para criar um senso de urgência nos materiais de marketing. Se o seu negócio está tendo uma liquidação, por exemplo, um gráfico vermelho com todos os detalhes em branco pode fazer com que qualquer um que o leia se sinta correndo para sua loja – on-line ou não – ou perder as grandes ofertas que você está oferecendo.

O vermelho é incrivelmente estimulante, e é provavelmente por isso que a maioria dos materiais que anunciam vendas com grandes descontos estão quase sempre em vermelho.

Amarelo – Se há uma cor que induz imediatamente sentimentos de calor, alegria e alegria, essa teria que ser a cor amarela. Alguns até acreditam que a visão do amarelo os enche de otimismo. Outros afirmam que o amarelo faz com que eles se sintam um pouco mais jovens.

Amarelo, no entanto, pode ser esmagador, especialmente quando usado em excesso. Se você é um web designer, pode ser fácil usá-lo se não quiser que os visitantes sejam desligados pelo puro brilho do seu design.

Laranja – é uma combinação de vermelho e amarelo, e as associações com as duas cores também aparecem em laranja. Como amarelo, libera calor e uma sensação de alegria. A parte vermelha da laranja também é adequada para criar um senso de urgência, pois muitos CTAs fortes são laranja.

Escolhendo a cor certa para gerar conversões

Embora seja verdade que as nossas experiências pessoais acabam por nos fazer ver as cores de uma forma diferente, as associações apresentadas pela psicologia das cores são na sua maioria perfeitas e saber como as utilizar em web design pode aumentar as suas hipóteses de obter essas conversões.

Então, como você escolhe as cores certas para o seu web design?

É sempre melhor estudar primeiro o seu mercado-alvo antes de escolher qualquer cor. Considere o gênero, a idade, a cultura e outros fatores, os quais podem ajudá-lo a determinar a cor a qual eles responderão melhor.

Se o seu site, por exemplo, está vendendo brinquedos e outras coisas para crianças, é mais provável que você atraia leads e conversões usando cores vibrantes como amarelo, verde ou até mesmo um toque de vermelho. Se você está vendendo para mulheres, faça algumas pesquisas sobre suas preferências de cor. A mesma coisa vale para os homens.

Não tenha medo de fazer alguns testes A/B, pois isso ajudará você a descobrir as combinações de cores e veiculações que ajudarão a gerar leads e conversões.

Brinque com cores diferentes em seu site em botões, formulários e muito mais para atrair os olhos de seus visitantes e aumentar as conversões.

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